desporto

Sousa mantém quarta posição da geral

Carlos Sousa foi o melhor português na etapa desta segunda-feira do Arras-Madrid-Dacar, com uma 10ª posição. O piloto luso mantém o quarto posto da geral e encurtou a distância para o líder. Nas motos, os portugueses ficaram todos abaixo da 100ª posição na etapa.

Carlos Sousa foi o melhor português na etapa desta segunda-feira do Arras-Madrid-Dacar, ao conseguir a 10ª posição na especial de seis quilómetros, realizada nos arredores de Madrid e que ficou marcada pelo mau tempo.

O piloto português, apesar do 10º lugar nesta etapa, manteve a quarta posição na geral dos automóveis, encurtando, para 59 segundos, a distância para o líder, o belga Grégoire de Mevius, ao volante de uma Nissan Pickup. Sousa é actualmente o melhor piloto da Mitsubishi na geral dos automóveis.

No entanto, para Carlos Sousa, as primeiras etapas não querem dizer nada, pois em África tudo será diferente, garante: «Estes primeiros lugares, aqui na Europa, ainda não são significativos. Nestes troços com muita lama é sempre uma lotaria, mas, pelos vistos, tudo tem estado a correr bem. No entanto, já é um bom presente», afirmou o piloto luso.

O espanhol Fernando Gil, que triunfou nesta especial, assegurou a subida ao segundo posto da geral, enquanto que Stephane Peterhansel mantém a terceira posição.

Nas motas, a etapa correu mal aos pilotos lusos, com Paulo Marques a ser melhor entre os três portugueses, com um modesto 138.º lugar na classificativa. Bernardo Villar alcançou o 149.º lugar, enquanto que Rodrigo Amaral se quedou pelo 155.º lugar.

Na geral, Paulo Marques é o melhor português, e encontra-se, de momento, na 63.ª posição, a 13.27 minutos do líder, Joan Roma, que venceu a especial. Bernardo Villar é 104.º, enquanto que Rodrigo Amaral ocupa a 115.ª posição da geral nesta categoria.