O holandês Marco van Basten, um dos melhores pontas-de-lança de sempre da história do futebol, garantiu esta segunda-feira que vai procurar seguir a carreira de treinador. Com vista a tam objectivo, o ex-jogador irá, em Setembro de 2002, frequentar um curso.
Marco van Basten (na foto), de 37 anos, um dos melhores pontas-de-lança de sempre da história do futebol anunciou, esta segunda-feira, que no futuro vai procurar seguir a carreira de treinador.
Para levar por diante os seus intentos, o antigo internacional holandês irá frequentar um curso de treinadores, que terá o seu início em Setembro de 2002.
«Chegou a hora de fazer algo outra vez. Tenho 37 anos, e sou ainda jovem demais para ficar sentado. Vou terminar o curso em 2003, e depois veremos», confessou o ex-jogador.
Van Basten foi protagonista de uma carreira desportiva brilhante. Formado nas camadas jovens do Ajax de Amesterdão, o ex-atleta venceu vários campeonatos e taças da Holanda, tendo ajudado ainda o Ajax a alcançar alguns bons resultados nas competições europeias.
Entre meados dos anos 80 e princípios dos anos 90, Van Basten formou, com os seus compatriotas Ruud Gullit e Frank Rijkaard, um trio de «luxo» no AC Milan, assim como na selecção holandesa da época.
Ao serviço do AC Milan, sagrou-se campeão e vencedor da Taça de Itália e, ainda, foi também campeão da Europa de clubes. Em 1988, Van Basten ajudou a Holanda a conquistar o título de campeã da Europa de selecções.
Marco van Basten foi considerado, pela FIFA, o melhor jogador do Mundo em 2002, tendo encerrado a sua carreira desportiva ainda bastante cedo, em virtude de uma grave lesão num dos joelhos.