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Senegal preterido a favor do Egipto na 25ª edição

A 25ª edição do Rali Dacar, que começa no primeiro dia do ano, vai terminar, desta vez, no Egipto, em detrimento do Senegal. Mesmo assim, a prova, que contará com a participação de cinco portugueses, promete não ser fácil.

O Rali Dacar de 2003, que tem início na quarta-feira, vai trocar o Senegal pelo Egipto, naquela que será a sua 25ª edição.

A prova vai ligar Marselha (França) à estância turística de Sharm el-Sheikh (Egipto), onde os concorrentes chegarão no dia 19, numa competição que, segundo organizadores e pilotos, não será mais fácil do que as anteriores com fim na capital senegalesa.

«Este vai ser um difícil Dacar e não deve ser subestimado», afirmou a vencedora de 2001, a alemã Jutta Kleinschmidt, que fez referência às difíceis dunas de areia do deserto líbio.

A competição começa em França, passando depois por Espanha, antes de entrar em África, onde terá passagens pela Tunísia, Líbia e Egipto, num total de 17 etapas.

Nos automóveis, os favoritos à vitória são o francês Jean-Louis Schlesser e o japonês Hiroshi Masuoka (Mitsubishi), que tentará revalidar o título conquistado em 2002. Kleinschmidt, agora ao volante de um Buggy experimental da Volkswagen, não deverá correr para a vitória.

Nesta categoria destaque ainda para o português Carlos Sousa, o mais cotado dos portugueses, que é agora auxiliado pelo gaulês Henri Magne, e que vai tentar obter um bom resultado numa Mitsubishi Strakar.

As duplas Bernardo Vilar/José Lucas (Nissan Patrol) e Carlos Oliveira/Pedro Jordão (Mitsubishi Pajero) são os outros portugueses que se vão aventurar no Dacar deste ano nos automóveis, que este ano vai contar com a participação de Stephane Peterhansel nesta categoria.

Uma nota ainda para o regresso do finlandês Ari Vatanen, que já venceu a prova por quatro vezes (1987, 1989, 1990 e 1991), depois de uma ausência de sete anos.

Nas motos, os portugueses Paulo Marques (KTM) e Ricardo Leal dos Santos (Yamaha) vão correr ao lado de concorrentes como o italiano Fabrizio Meoni (KTM), que procura revalidar o seu título de 2002.

A participação portuguesa na prova completa-se com Elisabete Jacinto, que integrada numa equipa que inclui também Charles Gottlieb e David Jimenez, vai concorrer na categoria de camiões, com veículo Mercedes.

Etapas:

1 de Janeiro: Marselha - Narbonne - Prólogo: 1 km

2 de Janeiro: Narbonne - Castellón (Esp) - Especial: 43 km

3 de Janeiro: Castellón - Valência - Especial: 8 km

4 de Janeiro: (Deslocação para a Tunísia por barco)

5 de Janeiro: Tunis - Tozeur - Especial: 25 km

6 de Janeiro: Tozeur - El Borma - Especial: 285 km

7 de Janeiro: El Borma - Ghadames (Líb) - Especial: 228 km

8 de Janeiro: Ghadames - Ghat - Especial: 584 km

9 de Janeiro: Ghat - Sabha - Especial: 497 km

10 de Janeiro: Sabha - Zilla - Especial: 567 km

11 de Janeiro: Zilla - Sarir - Especial: 521 km

12 de Janeiro: Sarir - Siwa (Egi): Especial: 438 km

13 de Janeiro: Dia de descanso

14 de Janeiro: Siwa - Siwa - Especial: 341 km

15 de Janeiro: Siwa - Dakhla - Especial: 569 km

16 de Janeiro: Dakhla - Luxor - Especial: 274 km

17 de Janeiro: Luxor - Abu Rish - Especial: 477 km

18 de Janeiro: Abu Rish - Sharm el-Sheikh - Especial: 365 km

19 de Janeiro: Sharm el-Sheikh - Sharm el-Sheikh - Especial: 34 km

Redação