desporto

U. Leiria elimina Marítimo

A União de Leiria qualificou-se, esta quarta-feira à tarde, na Marinha Grande, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, depois de ter derrotado o Marítimo, por 3-1. Os madeirenses foram, no entanto, a primeira equipa a chegar à vantagem.

A União de Leiria entrou bem no partida e, logo aos quatro minutos, só não abriu o activo porque Maciel, após passe de Bilro, surgiu em posição irregular, antes de colocar a bola no fundo da baliza dos madeirenses.

A formação treinada por Vítor Pontes foi, de resto, a melhor equipa em campo durante os primeiros 25 minutos do encontro, tendo sido o conjunto que maior número de lances de perigo construiu.

No entanto, e contra a corrente do jogo, foi mesmo o Marítimo quem acabou por se adiantar no marcador.

Aos 29 minutos, Danny cruzou da direita, Rincon tentou o desvio, mas foi o defesa leiriense Oliveira quem, ao tentar o corte, acabou por introduzir a bola na sua própria baliza.

Até ao intervalo, os insulares tudo fizeram no sentido de conseguirem segurar a preciosa vantagem. Contudo, e ainda antes de as duas equipas recolherem aos balneários, a União de Leiria restabeleceu o empate, na cobrança de uma grande penalidade que deixou algumas dúvidas.

Na conversão do castigo máximo, Edson permitiu a defesa (incompleta) do guarda-redes madeirense Nélson, mas, na recarga, Douala não perdoou e relançou a eliminatória.

Após o reatamento, foi novamente a União de Leiria quem começou por dominar o seu adversário, pelo que não foi de estranhar que, aos 51 minutos, os donos da casa se tenham colocado em vantagem no marcador pela primeira vez.

Um grande golo da autoria do defesa central João Paulo, que, na marcação de um livre a uns bons 30 metros de distância da baliza adversária, rematou forte e colocado, não dando quaisquer hipóteses de defesa a Nélson.

Daqui para a frente, assistiu-se a um espectáculo de toada e resposta. Tanto a União de Leiria como o Marítimo dispuseram de boas ocasiões para marcar, mas foram os visitados que acabaram por chegar ao golo da tranquilidade, que de resto confirmou a passagem da União de Leiria aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Ao minuto 86, o avançado brasileiro Maciel, numa jogada de grande inspiração, entrou na grande área do Marítimo e, com um remate forte e colocado, bateu Nélson pela terceira vez na partida.

Num jogo em que o árbitro de Braga Augusto Duarte teve algumas falhas, a vitória da União de Leiria pode considerar-se justa, tendo em conta a produção rubricada por ambas as equipas durante os 90 minutos.

Sob a arbitragem de Augusto Duarte, de Braga, União de Leiria e Marítimo apresentaram-se, esta quarta-feira à tarde, no Estádio Municipal da Marinha Grande, com as seguintes disposições tácticas:

- União de Leiria:

- União de Leiria: - Helton; Bilro, Oliveira, João Paulo e Gabriel; Paulo Gomes (Peixe, 38'), Peter, Edson (Laranjeiro, 90') e Alhandra (Caíco, 75'); Douala e Maciel.

Suplentes:

Suplentes: - Quievreux, Peixe, Filipe Teixeira, Paulo Duarte, Caíco, Freddy e Laranjeiro.

- Marítimo:

- Marítimo: - Marcos (Nélson, 18'); Albertino (Gaúcho, 66'), Mitchell van der Gagg, Ezequias e Briguel; Zeca (Márcio Abreu, 53'), Chaínho, Wénio e Danny; Alan e Ríncon.

Suplentes:

Suplentes: - Nélson, Dinda, Bino, Gaúcho, Luís Olim, Joel e Márcio Abreu.

Acção disciplinar:

Cartão amarelo