A selecção portuguesa de futsal confirmou, esta quarta-feira, o apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo da categoria, depois de ter vencido a Polónia por 7-2, no Pavilhão Acácio Rosa.
A selecção treinada por Orlando Duarte repetiu, de resto, o resultado que havia conseguido há uma semana frente aos polacos, em Chorzow, em partida da primeira «mão» do «play-off» de acesso ao Campeonato do Mundo de futsal.
Esta quarta-feira, no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, em Lisboa, a equipa nacional apenas foi alvo de algumas dificuldades durante o primeiro tempo.
Ao intervalo, registava-se uma igualdade a duas bolas. Szlapa, aos seis minutos, e Jasinski, aos sete, marcaram para os polacos. Arnaldo Pereira (02') e André Lima (14') fizeram os golos de Portugal, que esteve a perder por 2-1.
Após o reatamento, o conjunto das «quinas» partiu para a goleada, tendo apontado cinco golos sem resposta. Arnaldo, aos 21 e 35 minutos, Gonçalo Alves, aos 22 minutos, Joel Queirós, aos 31 minutos e André Lima, aos 36, foram os autores dos golos de Portugal no decorrer da segunda parte.
Além de assegurar uma das cinco vagas reservadas ao continente Europeu, no Mundial, Portugal conseguiu, deste modo, «vingar» a eliminação diante dos polacos na fase de apuramento para o Europeu de futsal de 2001, que de resto havia assinalado a estreia destas duas selecções a jogarem entre si.
A selecção nacional de futsal vai, assim, marcar presença no Campeonato do Mundo de 2004, em Taiwan, que vai disputar-se entre os dias 29 de Novembro e 19 de Dezembro.