Académica e Sp. Braga não foram além de um empate a duas bolas, numa partida em que o estreante Ricardo Fernandes bisou. Os «estudantes» saíram na frente, permitindo depois a reviravolta bracarense, antes do empate conseguido logo após o intervalo.
Académica e Sp. Braga «fecharam», na segunda-feira, a primeira jornada da Superliga com um empate a dois golos, numa partida de bom futebol, apesar do mau estado do relvado.
No Estádio Cidade de Coimbra, na penúltima partida da jornada, uma vez que o FC Porto - U. Leiria foi adiado, em virtude da participação dos «dragões» na Supertaça Europeia, os «estudantes» cedo adiantaram-se no marcador.
Logo aos cinco minutos, Ricardo Fernandes, após passe de Tixier, rematou forte fora da área e inaugurou o marcador, um lance que antecedeu uma reacção por parte da formação forasteira.
Os bracarenses chegaram ao empate, aos 18 minutos, por intermédio do «capitão» Paulo Jorge, depois de um excelente cruzamento do ex-Gil Vicente Luís Loureiro.
Dez minutos volvidos, a equipa orientada por Jesualdo Ferreira passou mesmo para a frente, agora com um golo de Wender, na sequência de uma jogada gizada pelos brasileiros Cícero e Vandinho.
Os bracarenses tiveram depois várias oportunidades para ampliar o resultado, mas seria a Académica a quase sair para o intervalo, quando, aos 43 minutos, Rafael Gaúcho quase aproveitou um erro de Paulo Santos para marcar. Valeu a intervenção de Paulo Jorge em cima da linha.
O guardião do Sp. Braga voltaria a errar no início da segunda parte, um ensejo que Ricardo Fernandes não desperdiçou, marcando assim o seu segundo golo do jogo e o empate que subsistiria até final.
Até final, o Sp. Braga dispôs de duas boas oportunidades nos últimos 20 minutos de jogo, por João Tomás Wender, mas pertenceria à Académica a última oportunidade da partida, quando Joeano atirou ao lado da baliza de Paulo Jorge.
Sob a arbitragem de Pedro Henriques, de Lisboa, as equipas alinharam da seguinte forma:
Académica:
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, José António, Vasco Faísca, Pedro Henriques, Tixier (Kenny Cooper, 79'), Dionattan (Rodolfo, 67'), Paulo Adriano, Ricardo Fernandes, Rafael Gaúcho (Fredy, 64') e Joeano.
Suplentes: Dani, Luciano, Rodolfo, Danilo, Zé Castro, Fredy e Kenny Cooper.
Sp. Braga:
Sp. Braga: Paulo Santos, Abel, Nem, Paulo Jorge, Kenedy, Vandinho, Luís Loureiro, Castanheira (Cesinha, 74'), Paulo Sérgio (Cândido Costa, 82'), Cícero (João Tomás, 62') e Wender.
Suplentes: Marco, João Tomás, Cesinha, Baha, Jorge Luiz, Nunes e Cândido Costa.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Rafael Gaúcho (37'), Kennedy (42'), Vasco Faísca (75') e Abel (79').