Portugal venceu hoje a Letónia por 2-0, em jogo do Grupo 3 europeu de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol Alemanha 2006, realizado no Estádio Skonto, em Riga.
Dois golos marcados em outros tantos minutos «mascararam», este sábado, uma exibição descolorida de Portugal e lançaram a vice-campeã europeia de futebol para a importante vitória (2-0) na Letónia, na estreia no Grupo 3 de qualificação para o Mundial Alemanha2006.
Após uma primeira parte paupérrima, a equipa das «quinas» apelou aos dotes futebolísticos de Cristiano Ronaldo para resolver a partida a seu favor: o «prodígio» luso inaugurou o marcador aos 58 minutos e, no minuto seguinte, ofereceu a Pauleta o «tento da tranquilidade».
Depois de ter ficado em «branco» no Campeonato da Europa de 2004, Pauleta reencontrou-se com os golos na selecção portuguesa, igualando Figo (temporariamente retirado) no segundo lugar dos «artilheiros» lusos, com 31 remates certeiros, menos 10 que o líder Eusébio.
Sob a arbitragem de Graham Poll, de Inglaterra, as equipas alinharam da seguinte forma:
Letónia:
Letónia: Kolinko, Stepanovs, Astafjevs, Zemlinskis, Laizans, Lobanovs, Isakovs, Bleidelis, Rubins, Verpakovskis e Prohorenkovs (Rimkus, 76').
Suplentes: Piedels, Korablovs, Rimkus, Semjonovs, Zirnis, Kolesnicenko e Miholaps.
Portugal:
Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente (Caneira, 73'), Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo (Petit, 81'), Simão (Boa Morte, 68') e Pauleta.
Suplentes: Quim, Caneira, Petit, Miguel, Boa Morte, Tiago e Hélder Postiga.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Costinha (12'), Laizans (47'), Zemlinskis (58') e Prohorenkovs (60').