desporto

Belenenses empata com três golos em meia hora

O Belenenses garantiu um precioso ponto na casa do Rio Ave ao recuperar de uma desvantagem de três golos em trinta minutos. Os vila-condenses desperdiçaram várias oportunidades, acabando por permitir a recuperação dos «azuis».

Rio Ave e Belenenses empataram na segunda-feira a três bolas numa partida espectacular em que os «azuis» do Restelo recuperaram de uma desvantagem de três golos em meia hora, na partida que encerrou a segunda jornada da SuperLiga.

A jogar em casa, os vila-condenses entraram praticamente a ganhar, quando Saulo inaugurou o marcador aos sete minutos, na sequência de um primeiro remate de Gama, que Marco Aurélio tinha defendido para a frente.

À meia hora, e após Antchouet ter falhado uma grande oportunidade para restabelecer o empate, José Gomes ampliar a vantagem da equipa da casa, com um remate de fora da área, após um canto de Miguelito. A bola ainda tocou num defesa do Belenenses antes de entrar na baliza «azul».

O Belenenses tentou uma vez mais reagir à diferença de golos, mas seria novamente o Rio Ave a ser mais feliz, quando Ricardo Nascimento disparou de fora da área, na sequência de uma jogada de contra-ataque gizada por Gaúcho.

Pouco preocupado com a desvantagem, o Belenenses manteve-se no ataque, colhendo frutos desta atitude aos 64 minutos, quando mo suplente Brasília disparou também de fora da área, com a bola a tabelar em Franco antes de entrar.

Aos 81 minutos, a equipa orientada por Carlos Carvalhal fez mesmo o 3-2, agora por intermédio de José Pedro, em mais um remate de fora da área, este de belo efeito.

Apesar da aproximação da formação forasteira, o Rio Ave continuou em busca do quarto golo, contudo, não o viria a conseguir, apesar das várias oportunidades que dispôs, nomeadamente quando Evandro, isolado, aos 87 minutos, não conseguiu marcar.

O empate surgiria já em período de descontos, na sequência de livre indirecto apontado por Brasília. O brasileiro, apesar da muralha de jogadores na barreira do Rio Ave, conseguiu bater Mora, provocando intensos festejos entre os jogadores do Belenenses, que comemoraram a igualdade como se de uma vitória se tratasse.

Sob a arbitragem de Paulo Costa, do Porto, as equipas alinharam da seguinte forma:

Rio Ave:

Rio Ave: Mora, José Gomes, Idalécio, Franco, Miguelito, Mozer, Niquinha, Ricardo Nascimento (Paulo César, 73'), Gama (Delson, 83'), Saulo (Evandro, 66') e Gaúcho.

Suplentes: Candeias, Bruno Mendes, Delson, Jacques, Nuno Sousa, Evandro e Paulo César.

Belenenses:

Belenenses: Marco Aurélio, Amaral, Rolando, Pelé, Cristiano, Andersson, Marco Paulo (Brasília, 46'), José Pedro, Juninho Petrolina (Neca, 79'), Rodolfo Lima (Lourenço, 46') e Antchouet.

Suplentes: Pedro Alves, Wilson, Gonçalo Brandão, Tuck, Neca, Brasília e Lourenço.

Acção disciplinar: cartão amarelo

Acção disciplinar: cartão amarelo para Mozer (54'), Lourenço (54'), Pelé (64'), Antchouet (78'), José Pedro (90') e Paulo César (90').

Redação