desporto

FC Porto cede empate frente ao CSKA Moscovo

O FC Porto empatou a zero golos com o CSKA de Moscovo, em jogo da primeira jornada do Grupo H da primeira fase da Liga dos Campeões, disputado no Estádio do Dragão, no Porto. Assim, os portistas iniciaram a defesa do título com um empate «caseiro».

Frente a um adversário perfeitamente ao seu alcance, os «dragões» raramente conseguiram impor o seu futebol. Com este resultado quem saiu mais satisfeito foi o CSKA Moscovo.

O defesa grego Seitaridis, aos 9 minutos, com um remate cruzado ao lado e o médio brasileiro Diego, com um pontapé desviado por Hélder Postiga, aos 13 minutos, foram os mais irrequietos na primeira meia hora de jogo.

Mais decidido, o internacional brasileiro Vagner Love passeou pelo meio da defesa portista (17'), mas no fim não conseguiu rematar com a força necessária. Na resposta Postiga, sem marcação junto à pequena área, fez o mais difícil e cabeceou por cima.

O FC Porto dominava, pois tinha 58 por cento de posse de bola ao intervalo, mas criava pouco perigo, acertando apenas uma vez na baliza, contra duas do seu adversário.

Jarosik, aos 49 minutos, de livre, foi o primeiro a buscar o golo na segunda metade da partida. Mas a melhor oportunidade até então surgiu para o FC Porto, quando, pouco depois, Hélder Postiga se isolou e, com a baliza à mercê, rematou com estrondo ao poste esquerdo.

Uma falha de Pepe, quando estavam decorridos 52 minutos, ia custando caro aos portistas, pois isolou Olic, que rematou cruzado ao poste. Na sequência dessa jogada o «azarento» avançado croata voltou a atirar à trave.

Quaresma ainda respondeu tentando marcar o tento vitorioso, mas Akinfeev desviou para canto e, pouco depois, o guarda-redes russo brilhou novamente ao defender por instinto a um «tiro» de Postiga.

No outro encontro do grupo, o Chelsea, clube inglês que conta com o treinador português José Mourinho e com os internacionais lusos Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Tiago, venceu por 3-0 o Paris St-Germain, ocupando o primeiro lugar do grupo H.

No parque dos Príncipes, em Paris, o defesa internacional inglês John Terry inaugurou o marcador aos 29 minutos e o avançado da Costa do Marfim Didier Drogba deu maior expressão aos triunfo dos londrinos, ao marcar no primeiro minuto de descontos da primeira parte e «bisar» aos 76.

Sob a arbitragem de Kim Milton Nielsen, da Dinamarca, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto:

FC Porto: Vítor Baía, Seitaridis, Jorge Costa, Pepe, Areias, Costinha, Maniche, Diego, Carlos Alberto (Luís Fabiano, 65'), Quaresma (Hugo Leal, 73') e Hélder Postiga (McCarthy, 81').

Suplentes:

Suplentes: Nuno, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Hugo Leal, McCarthy e Luís Fabiano.

CSKA Moscovo:

CSKA Moscovo: Akinfeev, Ignashevich, Semberas, Alexey Berezutskiy, Odiah, Rahimic, Aldonin (Vasiliy Berezutskiy, 89'), Zhirkov, Jarosik, Olic e Vagner Love (Semak, 89').

Suplentes:

Suplentes: Mandrikin, Krasic, Vasiliy Berezutskiy, Semak, Gusev, Laizans e Kiritchenko.

Acção disciplinar: cartão amarelo

Acção disciplinar: cartão amarelo para Odiah (43), Zhirkov (53'), Jorge Costa (78') e Akinfeev (88').

Redação