desporto

Inauguração com cerimónia centrada em árvore

Os Jogos Paralímpicos de Atenas já foram inaugurados. A competição, que se prolonga até 28 de Setembro, é a maior de sempre juntando 3850 atletas de 136 países. Portugal será representado em seis modalidades por 41 atletas.

Cerca de 70 mil pessoas estiveram presentes, na quinta-feira, na inauguração dos Jogos Paralímpicos de 2004, numa cerimónia centrada numa grande árvore com 26 metros de altura e 23 de diâmetro, com 195 mil folhas.

A cerimónia contou com a presença da cantora grega Vicky Leandros, vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 1972, com o rufar dos tambores a anteceder a entrada dos atletas das 136 delegações presentes.

Os nomes dos países participantes foram anunciados em três linguas, grego e inglês, aparecendo depois a tradução em linguagem gestual no ecran gigante do estádio.

Portugal foi 102º país a se apresentar no Estádio Olímpico de Atenas, com a nadadora Susana Barroso a ser a porta-estandarte da equipa nacional que será representada por 41 desportistas de seis modalidades.

Na bancada, a assistir à cerimónia estiveram o ministro-adjunto do primeiro-ministro, Henrique Chaves, bem como a secretária nacional da Reabilitação e Integração da pessoa com deficiência, Cristina Louro.

Após a apresentação de todas as delegações, a viagem da chama paralímpica de 410 quilómetros pelos 54 municípios de Ática terminou quando Christos Aggourakis acendeu a pira do Estádio Olímpico.

Em Atenas, onde se realizará a 12 edição dos Jogos Paralímpicos, estarão 3850 atletas de 136 países, contra os 125 países que estiveram representados em Sydney. Os Jogos Paralímpicos, os maiores de sempre, prolongam-se até 28 de Setembro.

Redação