desporto

Vanessa Fernandes revalida Taça do Mundo

Vanessa Fernandes revalidou o seu título na Taça do Mundo de Triatlo. A triatleta voltou a superiorizar-se à concorrência, passando para a frente quando se iniciaram os 10 quilómetros de corrida e deixando a sua mais directa adversária a 25 segundos.

A portuguesa Vanessa Fernandes voltou a vencer a Taça do Mundo de Triatlo, batendo claramente a concorrência, deixando a segunda classificada, a britânica Liz Blatchford, a 25 segundos de distância.

A atleta de 19 anos, agora entre as dez melhores do «ranking» mundial, passou para a frente da competição apenas na corrida, depois de ainda andado sempre perto da frente nas provas de natação (1500 metros) e bicicleta (40 quilómetros).

A oitava classificada nos Jogos Olímpicos revelou que não se sentiu muito bem no início da prova, mas nas últimas voltas do ciclismo forçou o ritmo, acabando por consolidar a sua liderança nos 10 quilómetros de corrida.

«Nunca pensei em ganhar esta prova. Foi uma surpresa para mim, porque não me senti nas melhores condições, mas acabei por correr a um nível que nunca corri», explicou a triatleta à TSF.

A estreante Sarah Moniz, bem como Maria Areosa acabaram por ser infelizes, uma vez que foram obrigadas a desistir, em virtude de problemas durante a prova de ciclismo.

Na prova masculina, Bruno Pais, campeão europeu sub-23 da modalidade, foi o melhor português, acabando num modesto 24º posto, numa prova ganha pelo francês Frederic Belaubre.

Pior fizeram os outros dois portugueses em prova, Paulo Antunes e João Cavaleiro, que imitaram Sarah Moniz e Maria Areosa, não conseguindo completar a prova.

Redação