desporto

FC Porto vence em Guimarães pela margem mínima

O FC Porto venceu, este sábado, em Guimarães, o Vitória por 1-0. Costinha, aos 83 minutos, na sequência de um canto, marcou o único golo da partida. Este foi o primeiro triunfo dos «dragões» na SuperLiga, que somavam três pontos em tantos jogos.

Costinha, com um tento aos 84 minutos, foi o herói da partida. O médio portista aproveitou da melhor forma uma série de ressaltos na área vimaranense, para bater Palatsi, que até à altura tinha feito uma série de boas intervenções.

Esta foi a melhor exibição dos campeões nacionais e europeus na presente temporada.

O árbitro Duarte Gomes foi outro dos protagonistas do encontro, ao anular bem dois golos ao conjunto dos «dragões».

Após o golo apontado põe Costinha, o FC Porto não «baixou os braços» e foi à procura do tento que lhe garantisse a tranquilidade.

Carlos Alberto, aos 88 minutos, poderia ter tranquilizado os adeptos que se deslocaram ao estádio mu8nicipoal de Guimarães, mas o potebte remate que desferiu embateu na barra.

Logo de seguida (89'), Hélder Postiga, que tinha entrado em campo aos 65 minutos, foi expulso por insultos ao árbitro auxiliar.

Os «azuis-e-brancos» já não ganhavam desde o dia 20 de Agosto, altura em que venceram a Supertaça, por 1-0, ao Benfica.

Após esse triunfo, o FC Porto perdeu a Supertaça Europeia, frente ao Valência, por 2-1, e empatou com Sporting Braga (1-1), Estoril (2-2) e União Leiria (1-1), para a SuperLiga, e com o CSKA Moscovo (0-0), para a Liga dos Campeões.

Com esta vitória, os «dragões» subiram à sexta posição da classificação geral, com seis pontos, enquanto que o Vitória Guimarães ocupa agora o 10º posto, com quatro pontos.

No outro jogo do dia o Marítimo, depois da surpreendente vitória em Alvalade na ronda anterior, venceu o Boavista, por 2-1, igualando, provisoriamente, o Benfica na liderança da SuperLiga, com nove pontos conquistados em quatro jornadas.

No Estádio dos Barreiros, no Funchal, o defesa-central Tonel, aos 26 minutos, fez o primeiro golo do encontro, na recarga a um remate de Ferreira à entrada da área.

O segundo tento dos madeirenses só surgiu aos 77 minutos. Alan, na marcação de uma grande penalidade, a punir uma suposta falta de Lucas sobre o avançado brasileiro. Ampliou o marcador.

No primeiro minuto do tempo de desconto, Cadú reduziu a desvantagem dos nortenhos, com uma entrada de cabeça ao primeiro poste, após centro da esquerda.

Sob a arbitragem de Duarte Gomes, de Lisboa, as equipas alinharam da seguinte forma:

Vitória Guimarães:

Vitória Guimarães: Palatsi, Alex, Paulo Turra, Dragoner, Cléber, Rui Ferreira, Alexandre, Marco Ferreira, Nuno Assis (Romeu, 46'), Djurdjevic (Luís Mário, 46') e Silva (Carlos Carneiro, 79').

Suplentes: Miguel, Zé Nando, Bessa, Carlos Carneiro, Luís Mário, Moreno e Romeu.

FC Porto:

FC Porto: Vítor Baía, Bosingwa, Pepe, Jorge Costa, Ricardo Costa, Costinha, Maniche (Hugo Leal, 75'), Diego, Quaresma, Derlei (Carlos Alberto, 75') e Luís Fabiano (Hélder Postiga, 65').

Suplentes: Nuno, Areias, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Hugo Leal, Carlos Alberto e Helder Postiga.

Acção disciplinar: Cartão amarelo

Cartão vermelho

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bosingwa (24'), Rui Ferreira (44'), Costinha (57'), Derlei (57'), Ricardo Costa (72'). Cartão vermelho para Hélder Postiga (89').

Redação