desporto

Sexta medalha de ouro para Brooke Hanson

A nadadora australiana Brooke Hanson foi uma das principais estrelas na última jornada dos Mundiais de Natação de piscina curta, ao chegar à sua sexta medalha de ouro na competição que decorreu em Indianápolis.

Hanson, de 26 anos, voltou a brilhar num dia em que se estabeleceram mais dois recordes do Mundo, ao ocupar o lugar mais alto do pódio nos 200 metros bruços, batendo a norte-americana Amanda Beard e a sua compatriota Sarah Katsoulis.

A nadadora australiana terminou estes Mundiais com a medalha de ouro nos 50 metros bruços, 100 metros estilos, 100 metros bruços, 200 metros bruços, 200 metros estilos e nos 4x100 estilos, prova onde a sua equipa bateu o recorde do Mundo.

Os outros grandes acontecimentos da jornada foram vividos nos 200 metros costas masculinos e nos 4x100 metros estilos, com novas marcas mundiais e com o norte-americano Aaron Peirsol a estar em foco nas duas provas.

Peirsol nadou os 200 metros costas em 1.50,52 minutos, reduzindo em 12 centésimos de segundo o anterior máximo mundial, alcançado a 25 de Março por ele próprio.

Na prova deste domingo Peirsol bateu o australiano Matthew Welsh, enquanto a medalha de bronze foi conquistada pelo russo Arkady Vyatchanin.

O nadador norte-americano não quis, no entanto, despedir-se destes Mundiais sem somar um novo triunfo com recorde mundial, ainda que tal tenha sido alcançado numa prova colectiva, os 4x100 metros estilos.

Peirsol, Brendan Hansen, Ian Crocker e Jason Lezak estabeleceram a marca de 3.25,09 minutos, menos 25 centésimos de segundos do que o anterior recorde, alcançado pela selecção dos Estados Unidos em Março deste ano.

A prata na estafeta foi para a Austrália e o Bronze para a Rússia, numa prova em que o Brasil se contentou com o quarto lugar.

Nas outras provas disputadas no último dia dos Mundiais, realce também para a vitória do norte-americano Brendan Hansen nos 50 metros bruços, e para o russo Yuri Prikolov na prova mais «longa», os 1.500 metros livres.

Nas categorias femininas, e além do brilho de Brooke Hanson, o dia ofereceu igualmente a glória à norte-americana Haley Cope (50 metros costas), à eslovaca Martina Moravcova (100 metros mariposa) e à sueca Josefin Lilhage (200 metros livres).

Redação