desporto

FC Porto pondera faltar ao jogo na Luz com o Benfica

A Direcção do FC Porto pondera não fazer deslocar a equipa para o jogo com o Benfica, domingo no Estádio da Luz, por temer pela segurança dos adeptos no encontro da Superliga de futebol.

Segundo uma fonte portuense, citada pela Agência Lusa, na quinta-feira foi apresentada uma proposta nesse sentido em reunião da Direcção. O presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, terá pedido aos seus pares para reflectirem mais 24 horas sobre esta possibilidade.

Uma decisão final deverá ser tomada hoje em nova reunião da Direcção do FC Porto.

Na base desta situação está o facto de o Benfica não ter disponibilizado bilhetes ao FC Porto para o encontro da sexta jornada, o que levou adeptos dos «dragões» a adquirirem cerca de 2.000 ingressos directamente em Lisboa e noutras localidades para lugares dispersos no estádio.

O FC Porto começou por acusar o clube «encarnado» de não ter colocado ao seu dispor o número de ingressos estipulado pelos regulamentos, enquanto o Benfica disse não ter recebido um pedido formal dos "dragões" dentro do prazo ditado pelas normas.

O presidente do clube «encarnado», Luís Filipe Vieira, chegou mesmo a afirmar que o Benfica só colocaria ingressos à disposição do clube campeão da Europa e bicampeão nacional mediante um pedido de desculpas formal.

Neste período surgiram notícias de que adeptos do FC Porto teriam comprado bilhetes directamente em Lisboa, nomeadamente no Estádio da Luz, para diversos sectores do recinto, o que levantou a questão dos eventuais problemas de segurança que isso poderia acarretar.

Na quinta-feira, o Benfica garantiu, em comunicado, segurança apertada para o jogo com o FC Porto, admitindo a deslocação de adeptos do FC Porto à Luz, no mesmo dia em que o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP) manifestou a sua preocupação pela possibilidade de haver muitos adeptos do FC Porto dispersos pelo estádio.

Classificando o encontro como de «altíssimo risco», o SSP/PSP defendeu que deveria ter havido intervenção da secretaria de Estado do Desporto.

O titular da pasta, Hermínio Loureiro, disse à estação de televisão SIC Notícias que compete à Liga determinar se há ou não condições de segurança para a realização do jogo.

O encontro, agendado para as 19:45 de domingo, deverá ser presenciado por 65.000 espectadores.

Redação