O Benfica abriu a fase de grupos da Taça UEFA da melhor forma com um triunfo frente ao Heerenveen, por 4-2. Na Luz, os «encarnados» passaram por dificuldades quando os holandeses recuperaram de 2-0 para 2-2, mas na parte final da partida confirmaram facilmente a vitória.
O Benfica abriu da melhor maneira a sua participação na estreante fase de grupos da Taça UEFA, com um triunfo frente aos holandeses do Heerenveen, por 4-2, apesar dos «encarnados» terem passado por alguns sustos durante a partida.
Em partida a contar para o Grupo G, a equipa portuguesa, que vinha de uma derrota frente ao FC Porto na Luz, colocou-se em vantagem logo aos 14 minutos, quando um remate em arco de Manuel dos Santos surpreendeu o guardião holandês Vanderbussche.
O conjunto da Europa central, que já tinha atirado por uma vez ao poste por Huntelaar, respondeu com um tiro à barra da baliza de Moreira, mas foi o Benfica que voltou a marcar ainda antes do intervalo, através de um remate de fora da área de Nuno Gomes, aos 32.
Os holandeses não se atemorizaram com a diferença e precisaram apenas de quatro minutos para empatarem a partida, através de dois lances de bola parada.
Primeiro, Yildirim reduziu, aos 49 minutos, na sequência de um livre, para aos 53 minutos, Huntlaar conseguir mesmo a igualdade após a conversão de uma grande penalidade duvidosa. A bola tocou de facto na mão de Ricardo Rocha, mas após um remate a menos de um metro do central da equipa da Luz.
Com o Benfica algo perdido, Giovanni Trapattoni decidiu trocar o médio Zahovic pelo avançado Karadas, com o jogador norueguês a ser decisivo, aos 74 minutos, quando não falhou frente a Vanderbussche, após um passe de calcanhar de Nuno Gomes.
Quatro minutos volvidos, o antigo jogador da Fiorentina, servido por Simão, concluiu um contra-ataque fixando o resultado final, marcando o seu 100º golo pelo Benfica.
No outro encontro do agrupmento, o Estugarda fez melhor que o Benfica e venceu fora os belgas do Beveren, por 5-1, o que lhes permitiu entrar na frente da classificação. Os croatas do Dínamo de Zagreb estiveram de folga nesta primeira jornada.
Sob a arbitragem de Jacek Granat, da Polónia, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica:
Benfica: Moreira, Miguel, Luisão, Ricardo Rocha, Dos Santos, Paulo Almeida, Petit (Manuel Fernandes, 85'), Zahovic (Karadas, 68'), João Pereira (Amoreirinha, 80'), Simão, Nuno Gomes.
Suplentes: Quim, Amoreirinha, Fyssas, Argel, Manuel Fernandes, Geovanni, Karadas.
Heerenveen:
Heerenveen: Vanderbussche, Haarala, Hansson, Seip, Rzasa, Vayrynen, Radomski, Bruggink (Rose, 78'), Yildirim, Sikora (Selakovic, 63'), Huntelaar.
Suplentes: Taberima, Breuer, Hestad, Hersi, Selakovic, Rose, Samaras.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bruggink (43'), João Pereira (69'), Haarala (72') e Seip (75').