O Benfica, actual detentor do troféu, venceu, esta quarta-feira, o Oriental por 3-1 e passou à quinta eliminatória da Taça de Portugal. Sokota, por duas vezes, e Geovanni marcaram para os «encarnados». Makemba foi o autor do golo solitário para o conjunto de Marvila.
O Benfica, que é líder isolado da SuperLiga, iniciou de forma pouco convincente a defesa do título na Taça de Portugal, ao vencer por 3-1 o modesto Oriental, que ocupa a 16ª posição da II Divisão B (Zona Sul).
No Estádio da Luz, a estrela do encontro foi o avançado croata Tomo Sokota, ao marcar o primeiro e último tento dos «encarnados».
Sokota inaugurou o marcador aos 27 minutos, e «bisou» aos 71, já depois do brasileiro Geovanni ter feito o «gosto ao pé», aos 61. Antes do final, Makemba saltou do banco de suplentes para marcar o golo de honra dos visitantes.
O Benfica, que durante os primeiros 45 minutos de jogo esteve pouco personalizado, adiantou-se no marcador após um bom lance de entendimento entre Nuno Gomes e Sokota, com o último a fazer, já na grande área e com aparente facilidade, o 1-0.
O segundo tento chegou já no segundo período com os «encarnados» a ampliarem a vantagem sem terem feito muito por o merecer. Novamente após uma boa combinação no ataque, Geovanni, a passe de Dos Santos, alargou a vantagem para o Benfica.
A velocidade de Miguel e o acerto de Sokota estiveram na origem do terceiro golo, marcado aos 71 minutos pelo avançado croata, que correspondeu da melhor forma ao cruzamento rasteiro do defesa.
No entanto, e quando parecia que o Benfica partia para uma goleada, a defesa dos pupilos orientados por Giovanni Trappatoni permitiu que Makemba, aos 75 minutos, reduzisse, facilmente e no interior da área, a desvantagem.
Sob a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica:
Benfica: Quim, Amoreirinha, Argel, Ricardo Rocha, Dos Santos, Paulo Almeida (Manuel Fernandes, 65'), Everson, Bruno Aguiar, Geovanni, Sokota, Nuno Gomes (Miguel, 46', Fyssas, 90').
Suplentes: Yannick, Miguel, Fyssas, Manuel Fernandes, Zahovic, Simão, Karadas.
Oriental:
Oriental: Bruno Lúcio, Mangualde, Topê, Décio, Pedroso, Rodolfo, João Martins (Lemos, 58'), Tiago Gomes, João Mendes (Leitão, 62'), Jorge Cordeiro (Maquemba, 58'), Ramos.
Suplentes: Mota, Diogo, Leitão, Mário, Lemos, Maquemba, Lopo.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Maquemba (78'), Everson (78').