O FC Porto perdeu com o Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Nuno Assis, que apontou os dois golos do conjunto vimaranense, foi o herói da partida. Derlei ainda reduziu para os «dragões», mas de pouco valeu.
Com Nuno Assis em noite inspirada, o Vitória Guimarães impôs a primeira derrota da temporada ao conjunto «azul-e-branco» em território nacional, contribuindo para que o campeão da Europa abandonasse, de forma prematura, uma competição na qual foi finalista na época passada.
Na primeira parte o encontro teve poucos momentos de emoção, sendo que o jogo foi muito repartido e não houve verdadeiras situações de perigo.
Os campeões portugueses e europeus encontravam-se mais vezes próximos da área contrária e Hélder Postiga, aos 30 e 38 minutos, falhou a emenda na pequena área, sempre a cruzamento de Quaresma.
O domínio continuou repartido na etapa complementar, altura em que Quaresma, num lance individual, rematou muito forte, mas o disparo esbarrou na trave.
O primeiro golo da partida surgiu após uma perda de bola a meio campo de Costinha que acabou por ser bem aproveitada por Djurdjevic, que lançou Nuno Assis na direita do ataque vimaranense, e este fez um belo «chapéu» a Nuno.
Quando estavam decorridos aos 68 minutos o árbitro João Ferreira cometeu um erro grave «deixando passar» uma grande penalidade, num lance em que Seitaridis, de forma escusada, empurrou Nuno Assis que estava de costas para a baliza no limite da área.
O mesmo jogador, à passagem dos 72 minutos, «bisou» no encontro. Nuno Assis, num lance iniciado e concluído por si próprio, apareceu sozinho na pequena área e limitou-se a encostar para 0 2-0.
Foi já com dez jogadores em campo, pois Victor Fernandez já tinha esgotado as substituições quando Costinha foi forçado a sair, (lesionou-se num choque violento com Flávio Meireles perdendo os sentidos) que os portistas marcaram.
Derlei, aos 81 minutos, numa arrancada pela ala direita, rematou já na grande área e fez o tento solitário para o FC Porto, naquele que foi o primeiro golo do avançado brasileiro esta época.
Sob a arbitragem de João Ferreira, de Setúbal, as equipas alinharam da seguinte forma:
Vitória Guimarães:
Vitória Guimarães: Palatsi, Bessa, Dragoner, Cléber, Rogério Matias, Rui Ferreira, Flávio Meireles, Bráulio (Alex, 90'), Nuno Assis, Luís Mário (Djurdjevic, 52') e Romeu (Silva, 94').
Suplentes: Miguel, Paulo Turra, Silva, Moreno, Alex, Djurdjevic e Marco Ferreira.
FC Porto:
FC Porto: Nuno, Seitaridis, Ricardo Costa, Pepe, Areias, Costinha, Bosingwa (Hugo Leal, 46'), Diego, Quaresma, Maciel (Derlei, 63') e Hélder Postiga (McCarthy, 64').
Suplentes: Vítor Baía, Jorge Costa, Hugo Leal, Carlos Alberto, César Peixoto, Derlei e McCarthy.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo a Bosingwa (11'), Costinha (63'), Dragoner (66'), Diego (74'), Areias (79'), Jorge Costa (80'), Seitaridis (83').