desporto

Sporting q.b. goleia Panionios

O Sporting averbou uma vitória tranquila na sua estreia na fase de grupos da Taça UEFA, ao bater, em Alvalade, o Panionios, por 4-1. Os «leões» ainda passaram por problemas quando os gregos chegaram ao empate, contudo, no segundo tempo resolveram a partida.

O Sporting, sem grande esforço e quanto baste, alcançou uma vitória sem grandes problemas perante os gregos do Panionios, por 4-1, em partida a contar para a segunda ronda do Grupo D da Taça UEFA, muito embora se tenha deixado empatar na primeira parte.

Em Alvalade, os «leões», na sua estreia nesta inédita fase de grupos da competição, tiveram um excelente início perante o 14º classificado da liga grega, quando Custódio, aos cinco minutos, respondeu da melhor forma de cabeça a um canto de Hugo Viana.

Os helénicos, tão eficazes como a selecção do seu país na final do Euro 2004, responderam aos 35 minutos, igualando no seu primeiro remate do jogo.

Perante um Sporting algo apático, Marcora aproveitou um deslize de Enakarhire e isolou-se não falhando o remate à saída do desamparado Ricardo.

A equipa da casa demorou apenas três minutos a «reparar» o resultado, com um tento de Douala, após passe excelente do brasileiro Rogério.

O golo do Sporting não animou a formação portuguesa que poderia muito bem ter-se visto em situação de novo empate à passagem do minuto 51.

Goundoulakis, muito bem isolado por um companheiro, apareceu novamente isolado perante Ricardo, chegando mesmo a introduzir a bola na baliza, mas o auxiliar do árbitro, mal, invalidou o lance.

Já com Pedro Barbosa e Danny em campo, o Sporting finalmente subiu de produção e ampliou com naturalidade o resultado.

Aos 79 minutos, Liedson desviou para as redes um remate de Hugo Viana, com o médio leonino, que se viu envolvido numa aparatoso acidente a meio da semana, a fechar a contagem, a oito minutos do final, com um excepcional chapéu ao guardião Colceag.

No outro encontro do agrupamento, os ingleses do Newcastle receberam os georgianos do Dínamo Tbilissi e venceram por 2-0, com golos do «capitão» Alan Shearer e de Craig Bellamy. Os franceses do Sochaux não jogaram.

Na classificação geral, os ingleses lideram com seis pontos, mais três que o Sporting, segundo, e que o Sochaux, terceiro. Panionios e Dínamo Tbilisi ainda não pontuaram em dois jogos.

Sob a arbitragem de Markus Nobs (Suíça), no Estádio de Alvalade, com a assistência de 19 176 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting:

Sporting: Ricardo, Rogério, Enakarhire, Polga, Rui Jorge, Custódio, Carlos Martins (Pedro Barbosa, 65'), Hugo Viana, Rochemback (Miguel Garcia, 85'), Douala (Danny, 72') e Liedson.

Suplentes: Tiago, Pedro Barbosa, Miguel Garcia, Danny, Beto, Tinga e Pinilla.

Panionios:

Panionios: Colceag, Domoraud, Giannopoulos, Vlcek, Spiropoulos, Exouzidis (Makos, 63'), Lagonikadis, Goundoulakis (Dodd, 77'), Parodi, Marcora (Mitrou, 75') e Breska.

Suplentes: Drobni, Dodd, Meszaros, Makos, Tsiolis, Mitrou e Mantzios.

Acção disciplinar: cartão amarelo

Acção disciplinar: cartão amarelo para Custódio (27'), Marcora (37') e Rui Jorge (57').

Redação