desporto

À procura de afirmação na Superliga

FC Porto e Sporting protagonizam, esta segunda-feira, o segundo "clássico" da temporada e o último jogo que falta para encerrar a 9ª jornada da Superliga. Um jogo com dois "grandes" à procura de definição.

Com a decisão da liderança do campeonato decidida para já, perante a vitória do Benfica sobre o Vitória de Setúbal, o FC Porto, pode destacar-se no segundo posto e assumir a perseguição directa à formação da Luz, caso vença o Sporting.

Sem vitórias nos últimos três encontros (1-2 em Guimarães, 2-2 no reduto do Nacional e 0-0 com o Paris Saint-Germain), os "dragões" defrontam um Sporting moralizado pelos triunfos alcançados nas últimas três rondas da Superliga (4-1 no Estoril, 2-0 ao Belenenses e 3-0 em Penafiel).

O regresso de Fábio Rochemback e a eficácia goleadora de Liedson têm sido determinantes na recuperação do Sporting -nas primeiras cinco rondas a equipa perdeu 10 pontos - e na reentrada da equipa na luta pelo título.

Por seu turno, o FC Porto, que dominou de forma esmagadora as duas últimas épocas, está a realizar um início de época aos sobressaltos: em 15 encontros, apenas venceu cinco, quatro deles para a Superliga, prova em que já desperdiçou oito pontos (quatro empates) - os mesmos perdidos em 2003/04, mas após 20 jornadas.

Perdida a Supertaça Europeia e a Taça de Portugal, e com a manutenção nas taças europeias em risco, a formação comandada por Victor Fernandez tem pela frente um jogo de extrema importância, até pela descrença que se começa a sentir no Dragão.

Convocados do Porto

O "trinco" Costinha e o defesa central Pepe são dois nomes que voltam a integrar a lista de convocados de Victor Fernandez e deverão jogar contra o Sporting. Os jogadores recuperaram de problemas físicos e treinaram sem limitações.

O médio criativo Carlos Alberto, em dúvida devido a uma mialgia, também foi chamado.

Na lista de ausentes encontram-se Bosingwa, a cumprir um jogo de castigo por acumulação de cartões amarelos, enquanto o extremo Maciel foi preterido pelo técnico espanhol.

O avançado Luís Fabiano, o defesa Nuno Valente e o médio Hugo Leal continuam entregues aos cuidados do departamento médico.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Vítor Baía e Nuno.

- Defesas: Seitaridis, Jorge Costa, Pepe, Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Areias.

- Médios: Costinha, Maniche, Diego, Carlos Alberto e Raul Meireles.

- Avançados: César Peixoto, Derlei, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Quaresma e McCarthy.

Convocados do Sporting

A chamada do defesa Hugo é a única novidade da convocatória do Sporting para a deslocação ao Estádio do Dragão.

Além do defesa central, o técnico "leonino", José Peseiro, chamou os mesmos 19 futebolistas que foram eleitos para defrontar na quinta-feira o Panionios, na segunda jornada do Grupo D da Taça UEFA, partida que o Sporting venceu por 4-1.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Ricardo e Tiago.

- Defesas: Miguel Garcia, Hugo, Polga, Beto, Enakarhire, Rui Jorge e Paíto.

- Médios: Custódio, Rogério, Rochemback, Carlos Martins, Pedro Barbosa, Hugo Viana e Tinga.

- Avançados: Liedson, Douala, Danny e Pinilla.

À partida para a 9ª jornada, o FC Porto encontrava-se na terceira posição, com 16 pontos, enquanto o Sporting estava na quinta posição, com 14 pontos.

Redação