desporto

FC Porto eficaz já é líder

O FC Porto venceu esta noite no novo estádio do Gil Vicente por 2-0. Foi uma exibição pálida mas os dragões souberam quando e como marcar os golos. Controlaram toda a primeira parte e foram dominados na segunda, mas o futebol sobrou para Ricardo Quaresma que fez um dos melhores golos deste campeonato.

O FC Porto já está na frente. Não deslumbra, nem sempre domina mas quando é preciso dizer «presente» não se inibe e faz pela vida. Pelo menos no campeonato nacional.

Esta noite, em Barcelos, foi exactamente isso que aconteceu. Entrou disposto a tudo e controlou praticamente todo o jogo, dominando à vontade na primeira parte.

Era preciso vencer para, no mínimo, continuar a «pisar os calos» do Benfica. E soube como fazê-lo. Primeiro porque tem um «artista» chamado Ricardo Quaresma que «inventou» um dos melhores golos da Superliga até ao momento. Sentou um adversário e rematou em arco com a parte de fora do pé. Estava feito o mais difícil aos 30 minutos.

Depois, no segundo tempo, deixou o Gil Vicente iludir-se. Mas o lugar que a equipa de Barcelos ocupa (último) prova que a equipa está sem argumentos. E, lá apareceu, ao segundo poste, o inevitável Costinha para confirmar o triunfo já perto do fim.

Os dragões somam assim 22 pontos, mais um do que o Benfica, e recebem na próxima jornada o Boavista. O Gil Vicente vai continuar a ser lanterna vermelha mas, quem sabe, talvez comece agora o seu campeonato.

Sob a arbitragem de Pedro Henriques (Lisboa), no novo estádio Cidade de Barcelos, as equipas alinharam da seguinte forma:

Gil Vicente

Gil Vicente: Paulo Jorge; Bruno Tiago, Rovérsio, Sidrailson (Ednilson, 76) e Nuno Amaro; Luís Coentrão, Braima e Jorge Ribeiro; Casquilha; Paulo Costa (Nandinho, 46) e Júlio César (Rui Baião, 59).

Suplentes: Adriano, Paulo Alves, Nandinho, Fábio, Fábio Januário, Ednilson e Rui Baião.

FC Porto

FC Porto: Nuno; Seitaridis, Pedro Emanuel, Pepe e Areias; Costinha, Diego (Bosingwa, 12) e Maniche (César Peixoto, 66); Quaresma, McCarthy (Hugo Almeida, 84) e Derlei.

Suplentes: Bruno Vale, Jorge Costa, César Peixoto, Bosingwa, Hugo Almeida, Postiga e Paulo Machado.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Braima (66), McCarthy (79), Derlei (84) e Bruno Tiago (90).

Golos

Golos: Ricardo Quaresma (30') e Costinha (86').

Redação