desporto

Sporting arrasa Boavista

O Sporting goleou o Boavista por 6-1. Foi uma noite bastante produtiva para os «leões». Para lá da eficácia, esta foi provavelmente a melhor exibição da época. A do Boavista foi desastrada, pois sofreu tantos golos neste jogo como nos 9 anteriores.

A história do jogo quase se resume à história dos golos. Entraram muito bem na partida as duas equipas. Melhor o Sporting que construi jogadas em quantidade e qualidade suficientes.

Douala inaugurou o marcador à passagem do quarto de hora. Mais uma vez de bola parada. Na sequência de um canto bastou um pequeno desvio de cabeça. Khadim ainda tirou a bola (a fazer lembrar Vitor Baía) mas ela já estava lá dentro.

Diga-se, em abono da verdade, que não foi aí que começou o descalabro do Boavista. Os axadrezados até responderam bem mas a avalancha ofensiva dos leões foi notável. Só faltavam os golos...

Perto do fim da primeira parte ficou ditada a sorte do jogo com um «bis» de Hugo Viana. Primeiro, com um belo remate dentro da área e, depois, encostando para as redes uma bola mal defendida por Khadim.

Podia pensar-se que no segundo tempo a equipa de Alvalade iria abrandar. Pura ilusão. Aos 50 minutos, Custódio aumentou para 4 na sequência de outro canto e as «panteras negras» nunca mais se encontraram.

A partir daí deu quase para tudo, até para Pinilla marcar. Foram, aliás, duas estreias chilenas, uma vez que Flores também fez o gosto ao pé pela primeira vez, reduzindo para 4-1. Faltava o habitual golo de Liedson e a estreia de Pinilla. Foi o «finalmente» para o chileno do Sporting e uma goleada das antigas para a equipa de Alvalade.

Ainda assim, Sporting e Boavista igualaram-se na classificação com os mesmos 17 pontos. Estão a 5 do líder. o Porto, e a 4 pontos do Benfica. No entanto, o Boavista deixou de ter a melhor defesa do campeonato e o Sporting passou a ter o melhor ataque.

Sob a arbitragem de Duarte Gomes (Lisboa), no Estádio Alvalade Séc. XXI onde estaiveram cerca de 33 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting

Sporting: Ricardo, Rogério, Enakahire, Polga, Rui Jorge, Custódio, Rochemback, Carlos Martins (Danny, 63'), Hugo Viana (Paíto, 77'), Douala (Pinilla, 69') e Liedson.

Suplentes não utilizados: Tiago, Hugo, Pedro Barbosa e Miguel Garcia.

Boavista

Boavista: Khadim, Frechaut, Cadú, Éder, Carlos Fernandes (Nélson, 46'), Martelinho, Tiago (Jorge Silva, 67'), Lucas, João V. Pinto, André Barreto (Flores, 46') e Zé Manel.

Suplentes não utilizados: William, Toñito, Diogo e João Pedro.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Tiago (41'), Frechaut (45'), Lucas (55'), Custódio (60').

Golos

Golos: Douala (15'), Hugo Viana (43' e 44'), Custódio (50'), Flores (79'), Liédson (81') e Pinilla (90').