O Boavista isolou-se, esta sexta-feira, provisoriamente na liderança da Superliga de futebol, ao receber e bater o Beira-Mar por 3-0, num encontro, de abertura da 12ª jornada, em que os «axadrezados» primaram pela eficácia.
O central Cadú, aos 26 minutos, o extremo José Manuel, aos 80, e o «ponta-de-lança» Cafú, aos 83, apontaram os tentos do «onze» comandado por Jaime Pacheco, que concretizou três das quatro oportunidades criadas e defendeu muito bem na segunda metade.
Com este triunfo, o Boavista, passou a contar 23 pontos e pode mesmo terminar a ronda na frente, caso o Benfica perca domingo em Leiria e o Vitória de Setúbal e o FC Porto empatem segunda-feira no Bonfim.
Por seu lado, o Beira-Mar, que continua sem ganhar na «era» Manuel Cajuda (quatro empates e quatro derrotas), foi muito perdulário na primeira metade e desapareceu, inexplicavelmente, na segunda, na qual apenas fez o primeiro remate, e sem perigo, aos 82 minutos.
Em relação à vitória por 1-0 no Estádio do Dragão, Jaime Pacheco procedeu a duas alterações: Carlos Fernandes rendeu Milhazes, no lado esquerdo da defesa, e o avançado José Manuel também regressou ao «onze», substituindo o médio Frechaut.
Assim, o Boavista entrou com o guarda-redes Carlos, uma defesa com Hélder Rosário, Cadú, Éder e Carlos Fernandes, dois «trincos» (Tiago e André Barreto), dois extremos (José Manuel e Diogo Valente) e Toñito nas costas de Cafú.
Por seu lado, e em contraponto com o empate (2-2) com o Sporting, Manuel Cajuda trocou apenas Ribeiro por Levato, fazendo alinhar o argentino, Ricardo, Alcaraz e Mário Loja, à frente de Pavel Srnicek, um meio-campo com Paul Murray, Beto e o estratega Rui Lima e um trio na frente (McPhee, Kingsley e o «ponta-de-lança» Tanque Silva).
O encontro começou aberto e equilibrado, com as duas equipas a tentarem controlar os acontecimentos, mas a primeira situação de algum perigo só aconteceu aos 14 minutos, num cabeceamento de Tanque Silva ao lado do poste esquerdo, após cruzamento de Mário Loja.
O Boavista não demorou, no entanto, a responder e, aos 16 minutos, teve uma oportunidade flagrante para marcar: José Manuel rematou de fora da área, Srnicek defendeu para a frente e Cafú, mais rápido do que todos, rematou por cima da barra.
Depois desta jogada, a formação aveirense começou a falhar sucessivos passes, a perder muitas bolas em zona proibida e a equipa da casa adiantou-se no marcador, aos 26 minutos, por Cadú, em resposta a um centro de Éder e um primeiro cabeceamento de Diogo Valente.
Até ao intervalo, o Beira-Mar passou a mandar e construiu três ocasiões excelentes para empatar, só que Mário Loja, a um metro da baliza, cabeceou incrivelmente por cima (28 minutos), McPhee atirou, também de cabeça, à figura de Carlos (38) e Beto perdeu imenso tempo para rematar e foi desarmado (43).
O início da segunda parte começou com ligeiro ascendente dos forasteiros, suficiente para Jaime Pacheco, insatisfeito, trocar André Barreto e Diogo Valente por Frechaut e Martelinho, respondendo Manuel Cajuda com a entrada de Heitor (em substituição de Kingsley).
As mudanças não trouxeram, porém, qualidade e apenas se viu a primeira jogada com nexo aos 80 minutos, quando Cafú isolou na perfeição o veloz José Manuel, que, na "cara" de Pavel Srnicek, não teve dificuldades em "facturar" e decidir, praticamente, o jogo.
Dois minutos volvidos, o Beira-Mar, por intermédio de Rui Lima, logrou, finalmente, um remate na segunda metade, mas, logo a seguir, aos 83, Cafú, o «herói» do Dragão, colocou um ponto final no encontro, ao empurrar para a baliza um passe de José Manuel.
Sob a arbitragem de João Ferreira (Setúbal), no Estádio do Bessa, com cerca de oito mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Boavista:
Boavista: Carlos, Hélder Rosário, Cadú, Éder, Carlos Fernandes, Tiago, André Barreto (Frechaut, 56'), Toñito, José Manuel, Diogo Valente (Martelinho, 57') e Cafú (Flores, 87').
Suplentes: Khadim, Nelson, Frechaut, Jorge Silva, Lucas, Martelinho e Flores.
Beira-Mar: Pavel Srnicek, Levato, Ricardo, Alcaraz, Mário Loja, Paul Murray, Beto (Pablo Rodriguez, 89'), Rui Lima, McPhee, Kingsley (Heitor, 62') e Tanque Silva (Filipe, 89').
Suplentes: Paulo Sérgio, Ribeiro, Filipe, Tininho, Mala, Pablo Rodriguez e Heitor.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Tanque Silva (33'), Levato (35'), José Manuel (62'), Paul Murray (73'), Heitor (76'), Beto (84') e Toñito (84').