O Beira-Mar arrancou uma preciosa vitória no terreno do FC Porto, ao vencer por 0-1, graças a um golo de Beto, aos 38 minutos. Apesar de os aveirenses jogarem os últimos minutos com dez, conseguiram aguentar a vantagem mínima.
O FC Porto somou a sua segunda derrota consecutiva no Dragão, ao perder por 0-1 frente a um Beira-Mar reduzido a dez nos últimos 12 minutos de jogo, colocando assim em risco a sua liderança na Super Liga.
A equipa portista entrou bem no encontro dominando o adversário no primeiro quarto-de-hora, mas sem conseguir traduzir esse maior pendor atacante em golos.
Primeiro, Carlos Alberto não fez melhor que atirar à figura de Paulo Sérgio, que rendeu Srnicek na baliza aveirense, e depois foi ex-Beira-Mar Areias a demorar muito numa recarga e a também não conseguir marcar.
A equipa orientada por Manuel Cajuda, que venceu pela primeira vez em oito jogos à frente da equipa, respondeu à passagem dos 15 minutos, num livre de Beto, que Nuno defendeu.
Os portistas voltaram a aproximar-se da baliza aveirense, através de Areias e Hélder Postiga, mas seria mesmo o Beira-Mar a inaugurar o marcador aos 38 minutos, por Beto.
Na segunda oportunidade que teve, o médio do Beira-Mar conseguiu fazer passar a bola por debaixo da barreira portista, marcando aquele que viria a ser o golo solitário da partida.
Até ao final da etapa inicial, destaque ainda para um perigoso remate de Pepe que Paulo Sérgio conseguiu afastar para o poste da sua baliza.
Já depois de Pinto da Costa ter sido ovacionado no Estádio do Dragão, após ter chegado do Tribunal de Gondomar onde foi ouvido, o FC Porto criou pouco perigo no início do segundo tempo e poderia ter sido o Beira-Mar a ampliar a vantagem, não fosse Alcaraz, em boa posição, ter atirado ligeiramente acima da barra.
Aos 80 minutos, o árbitro da partida mostrou mal o segundo amarelo a Beto, após uma alegada simulação de uma falta, o que permitiu finalmente à formação orientada por Victor Fernandez instalar-se ainda mais na área contrária.
Foi a partir daí que surgiram as melhores oportunidades, em especial nos quatro minutos de descontos dados pelo árbitro, mas Costinha, Quaresma e Derlei não conseguiram marcar.
Sob a arbitragem de Mário Mendes (Coimbra), no Estádio do Dragão, com 25519 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto:
FC Porto: Nuno, Ricardo Costa (Maniche, 46'), Pepe, Pedro Emanuel, Areias, Costinha, Bosingwa, Carlos Alberto (Derlei, 61'), Diego, Quaresma e Hélder Postiga (Hugo Almeida, 46').
Suplentes: Bruno Vale, Seitaridis, Hugo Leal, Maniche, César Peixoto, Derlei e Hugo Almeida.
Beira-Mar:
Beira-Mar: Paulo Sérgio, Ribeiro, Filipe, Alcaraz, Tininho, Ricardo, Beto, Marcelinho, McPhee (Levato, 90'), Rui Lima (Mário Loja, 84') e Tanque Silva (Kingsley, 58').
Suplentes: Srnicek, Mário Loja, Heitor, Artur, Levato, Mala e Kingsley.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Cartão vermelho
Acção disciplinar: cartão amarelo para Beto (23' e 80'), Filipe (54'), Costinha (59'), Diego (70'), Pedro Emanuel (82'), Ricardo (90'), Paulo Sérgio (90') e Levato (90'). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos a Beto (80').