O Sporting venceu este domingo a Académica por 3-2, em Coimbra. Os «leões» chegaram facilmente aos 2-0, ainda na 1ª parte, mas depois suaram as estopinhas para ultrapassar a «briosa». A equipa de José Peseiro iguala o Boavista no 2º lugar da Superliga e fica a um ponto do líder FC Porto.
Não foi fácil a vitória do Sporting frente à Académica, este domingo, no novo Estádio Municipal de Coimbra. Com Liedson a bisar, a equipa de Alvalade apanhou-se a vencer aos 22 minutos ainda sem justificar a vantagem de dois golos.
No entanto, os argumentos da Académica, tão necessitada dos 3 pontos, foram fracos durante a primeira parte. A equipa de Coimbra regressou do balneário mais «briosa» e, também sem o justificar, chegou ao empate em meia dúzia de minutos.
A arbitragem voltou a estar em destaque na Superliga e pela negativa. Começou com o golo do empate. A grande penalidade convertida por Luciano foi fortemente contestada pelos sportinguistas. Depois, no golo da vitória, foi a vez da Académica alegar falta sobre o guarda-redes.
Queixas à parte, sobram os factos: o Sporting alcança o Boavista no segundo lugar da classificação com 24 pontos. Fica a um ponto do líder, o FC Porto, e, para já, ultrapassou o Benfica que vai disputar o último encontro desta 13ª jornada, esta segunda-feira, com o Estoril.
Nesta classificação cada vez mais inédita (há 6 equipas na frente com apenas 3 pontos a separá-las), a Académica mantém-se no penúltimo lugar da tabela, apenas à frente do Moreirense.
Destaque ainda para um dos melhores «artilheiros» da Superliga: Liedson isolou-se no 1º lugar na lista dos melhores marcadores. Tem 11 golos. Mais 2 que Antchouet e mais 3 que Simão Sabrosa.
Sob a arbitragem de João Ferreira (Setúbal), no Estádio Municipal de Coimbra, com 15 373 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Académica:
Académica: Pedro Roma, Vasco Faísca, Rafael Gaúcho (Paulo Adriano, 46'), Joeano (Tixier, 64'), Ricardo Fernandes, José António, Zé Castro, Fredy, Dionatan, Nuno Luís (Luciano, 52') e Dário.
Suplentes não utilizados: Pedro Gomes, Danilo, Nuno Piloto e Kenny Cooper.
Sporting:
Sporting: Ricardo, Rui Jorge (Sá Pinto, 89'), Beto, Enakarhire, Rogério, Custódio, Pedro Barbosa (Danny, 62'), Douala (Paíto, 78'), Tinga, Hugo Viana e Liedson.
Suplentes não utilizados: Tiago, Polga, Tello e Miguel Garcia.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Zé Castro (7'), Custódio (39'), Vasco Faísca (42' e 60'), Rui Jorge (55'), Dionattan (63'), Tinga (73') e Pedro Roma (85').
Cartão vermelho
Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Vasco Faísca (60') e, directo, para Tinga (88').
Golos
Golos: Liedson (19' e 22'), Dário (51'), Luciano (57') e Rogério (75').