desporto

Portugal com dez candidatos à equipa ideal de 2004

Portugal coloca dez representantes - nove jogadores e o treinador José Mourinho - na lista de 60 candidatos às 12 vagas reservadas à equipa ideal de 2004 da UEFA, cuja eleição será feita através do site do organismo.

A campanha vitoriosa do FC Porto na Liga dos Campeões da época passada e o título de vice-campeão de Portugal no Euro2004 foram dois factores determinantes para a destacada representação lusa na lista de candidatos, que falha apenas três dos dez sectores em votação.

Apenas as posições de defesa esquerdo, médio esquerdo e avançado não contam com qualquer português, embora a primeira posição tenha um jogador do Benfica, o internacional grego Fyssas, que se sagrou campeão europeu em Portugal.

O FC Porto é o clube português que mais jogadores «fornece» a esta lista, com o guarda-redes Vítor Baía, o médio Maniche e o defesa direito grego Seitaridis, seguindo-se o Benfica, com o lateral direito Miguel e Fyssas.

Ao grupo de três portistas, junta-se outro trio determinante na conquista do título europeu de clubes da temporada passada para os «dragões», mas que no último defeso saíram de Portugal: Deco (FC Barcelona), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (ambos do Chelsea).

José Mourinho, que na época passada foi eleito treinador do ano, fruto de outra campanha vitoriosa do FC Porto na Europa (conquista da Taça UEFA em 2003), volta a entrar na corrida para o mesmo galardão, ele que no defeso também deixou os bicampeões nacionais para ingressar no Chelsea.

Jorge Andrade (Deportivo da Corunha), Luís Figo (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Manchester United), mais três jogadores fundamentais na caminhada de Portugal até à final do Euro2004, completam o lote de portugueses candidatos.

A eleição da equipa ideal de 2004 será da responsabilidade dos internautas, que para isso terão de aceder ao site oficial da UEFA na Internet.