desporto

Vanderlei Luxemburgo novo técnico

O brasileiro Vanderlei Luxemburgo assumiu o cargo de treinador do Real Madrid. O antigo técnico do Santos, que assinou por ano e meio, promete «disciplina, união e profissionalismo» para levar os «merengues» a uma boa época.

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Real Madrid, após ter rendido o espanhol Mariano Garcia Remon no clube «merengue», tornando-se assim no «primeiro treinador brasileiro a sair do Brasil para um grande da Europa».

«É uma satisfação pessoal dirigir o melhor clube do mundo. Tenho responsabilidade, mas não me assusta», afirmou o ex-treinador do recém-campeão brasileiro Santos, na conferência de imprensa em que foi apresentado.

Luxemburgo, que assinou por ano e meio, lembrou que é necessária «ter disciplina, união, trabalho e profissionalismo» para que os «merengues» lutem pelo triunfo no campeonato, Taça do Rei e Liga dos Campeões.

«A distância na Liga é muito grande. Temos de trabalhar muito para lá chegar. Na Liga dos Campeões e na Taça do Rei tudo está melhor, mas é difícil. O objectivo é, pelo menos, ganhar uma competição», reconheceu, em referência ao facto de o Real estar a 12 pontos do líder Barcelona.

O novo director técnico do clube Arrigo Sacchi justificou a contratação relâmpago do brasileiro com a necessidade do clube «jogar um futebol mais bonito e harmonioso e que dê mais prazer aos adeptos e a nós».

O brasileiro é o terceiro técnico da época na equipa onde pontificam «estrelas» como Luís Figo, Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane, Michael Owen e David Beckham, após o clube ter sido orientado por José António Camacho, o sucessor de Carlos Queiroz, e Garcia Remon.

No seu currículo, Luxemburgo conta com passagens por diversos clubes brasileiros, ao serviço dos quais conquistou cinco títulos da primeira divisão, pela selecção «canarinha» principal entre 1998 e 2000 e pela selecção olímpica em 2000.

Luxemburgo estreia-se em jogos pelo clube madrileno frente à Real Sociedad, onde fará os minutos que restam da partida que foi interrompida, devido a uma ameaça de bomba no Santiago Bernabéu.