desporto

Angola vence Gabão e aproxima-se da qualificação

A Angola venceu hoje o Gabão em Luanda, por 3-0, assegurando a presença na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2006. Este resultado é, também, um passo importante para a qualificação da selecção angolana para o Mundial de futebol Alemanha2006.

No Estádio da Cidadela, os "palancas negras", com o avançado do Benfica Pedro Mantorras a jogar de início, inauguraram o marcador aos 24 minutos, através de um auto-golo de um defesa gabonês.

Ainda na primeira parte, na sequência da forte pressão exerceram, os angolanos voltaram a marcar aos 43 minutos, por intermédio de Mantorras, um golo muito festejado pelos 30.000 adeptos presentes nas bancadas pelo seu regresso aos golos ao serviço da selecção do país.

Angola controlou totalmente o jogo na segunda parte, criando mais algumas oportunidades de golo, mas apenas voltou a marcar já em períodos de descontos, através de Zecalanga, que fixou o resultado em 3-0.

Com esta vitória, Angola mantém a liderança do Grupo 4 de qualificação para o Mundial2006 e para a CAN2006, tendo garantido o apuramento para a competição continental, que se disputa em 2006 no Egipto.

A selecção angolana pode, ainda este domingo, garantir o apuramento para a fase final do campeonato do Mundo caso a Nigéria, que iniciou a ronda em igualdade pontual mas tem desvantagem no confronto directo, perder na Argélia.

Caso este cenário não se concretize, a qualificação para o Campeonato do Mundo apenas será decidida na última jornada deste grupo de qualificação, a 09 de Outubro, quando Angola se deslocar ao Ruanda.