Roger Federer revalidou o seu título no Open dos EUA, ao bater Andre Agassi em quatro «sets». O "número um" mundial tornou-se assim no primeiro tenista a revalidar os títulos alcançados em Wimbledon e em Flushing Meadows em dois anos seguidos.
O suíço Roger Federer sucedeu a si próprio como vencedor do Open dos EUA em ténis, ao bater, no domingo, o norte-americano Andre Agassi em quatro «sets» pelos parciais de 6-3, 2-6, 7-6 e 6-1.
Com este triunfo, o «número um» mundial da hierarquia do ténis assegurou o seu sexto título em torneios do Grand Slam frente a um adversário de 35 anos, que deu bastante luta.
Agassi, que soma oito títulos em torneios do Grand Slam e duas vitórias no Open dos EUA, ainda levou a luta até ao terceiro «set», onde perdeu apenas no tie-break, acabando por baquear na quarta partida, apesar do apoio de 23 mil pessoas.
Federer conseguiu também com a vitória sobre Agassi ser o primeiro tenista a vencer em Wimbledon e em Flushing Meadows em dois anos consecutivos desde que a modalidade se tornou profissional.
O helvético, que ainda não foi derrotado desde que perdeu a meia-final de Roland Garros, frebte a Rafael Nadal, tornou-se ainda no primeiro a conseguir revalidar o título no torneio norte-americano desde 1998, ano que o australiano Patrick Rafter conseguiu idêntica proeza.
No sábado, a belga Kim Clijsters tinha batido a francesa Mary Pierce na final do Open dos EUA pelos parciais de 6-3 e 6-1.
A belga conseguiu a interromper a série de quatro derrotas seguidas em finais do Grand Slam, ao passo que a gaulesa voltou a perder frente a uma belga um torneio do Grand Slam, após a derrota em Roland Garros frente a Henin-Hardenne.