desporto

Belenenses põe Penafiel em «maus lençóis»

O Belenenses venceu, esta segunda-feira, o Penafiel, com três golos que aproveitaram bem as falhas do adversário. A equipa de Luís Castro continua numa situação complicada, uma vez que ainda não pontuou.

O Belenenses venceu hoje em Penafiel por 3-0 no último jogo da terceira jornada da Liga portuguesa de futebol, com golos de Silas, José Pedro e Meyong.

Com este resultado, o Belenenses colocou o treinador Luís Castro, só com derrotas, numa situação complicada.

O Penafiel, que perdeu em casa com o Rio Ave por 2-0 e saiu derrotado do jogo em Braga por 1-0, nunca soube procurar o golo com categoria e nem a maior profundidade atacante garantida por Marco Ferreira lhe permitiu a conquista do primeiro ponto no campeonato português.

Com dificuldade para servir o camaronês Meyong, tal a cerrada defesa penafidelense, foi preciso Silas arrancar um golo monumental para a equipa do Restelo inaugurar o marcador, aos 19 minutos.

Silas, aos 37 minutos, rematou forte com o pé esquerdo para defesa apertada de Nuno Santos, respondendo o Penafiel com um «estoiro» de Bruno Amaro, ligeiramente ao lado.

Na segunda parte, e apesar de pressão acrescida, os penafidelenses apareceram com maior pendor atacante e, nos primeiros instantes, chegaram à baliza adversária com alguma facilidade, sem, no entanto, assustarem o guarda-redes Marco Aurélio.

Aos 57, Meyong aproveitou nova desconcentração defensiva e, com um «chapéu» perfeito, elevou para três golos a sua marca no campeonato, liderando a tabela dos goleadores com os brasileiros Liedson, do Sporting, e André Pinto, do Nacional.

Sob a arbitragem de João Ferreira, de Setúbal, no Estádio 25 de Abril, com a assistência de cerca de 1500 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:

Penafiel

Penafiel: Nuno Santos, Pedro Moreira (Boronad, 77), Odaír, Weligton, Celso, Nílton, Jorginho (José Rui, 24), Bruno Amaro, Roberto, Marco Ferreira e Orahovac (Bibishkov, 56).

Suplentes: Vinícius, Boronad, José Rui, Pedro Araújo, Bibishkov, Sérgio Lomba e Cristóvão.

Belenenses

Belenenses: Marco Aurélio, Amaral, Gaspar, Pelé, Vasco Faísca, José Pedro, Pinheiro (Rui Ferreira, 67), Sandro Gaúcho, Paulo Sérgio, Silas (Fábio Januário, 81) e Meyong (Romeu, 85).

Suplentes: Pedro Alves, Rolando, Sousa, Rui Ferreira, Ruben Amorim, Fábio Januário e Romeu.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Jorginho (20), Meyong (28), José Rui (41), Nuno Santos (53) e Weligton (76).