desporto

Benfica goleia e alcança primeiro triunfo

O Benfica garantiu a sua primeira vitória na Liga portuguesa de futebol, com triunfo expressivo na Luz diante da U. Leiria por 4-0. Nuno Gomes acabou por ser a figura da partida ao fazer um "hat-trick", com golos aos 45, 62 e 85 minutos.

O Benfica alcançou o seu primeiro triunfo na Liga portuguesa de futebol, ao golear de forma clara em casa a U. Leiria por 4-0, com Nuno Gomes a fazer um «hat-trick», em partida a contar para a quarta jornada da competição.

Frente a adversário que tal como os "encarnados" apenas tinha um ponto, o Benfica abriu praticamente a ganhar quando Anderson encostou para o golo, após grande confusão na área leiriense, logo aos três minutos.

O lance surgiu na sequência do primeiro canto do encontro, marcado por Geovanni, e após o central leiriense Anderson ter salvo em cima da linha um primeiro cabeceamento de Petit.

Após o golo, o Benfica continuou a dominar e não fosse Nuno Gomes ter desperdiçado dois cruzamentos do jovem lateral Nelson, os encarnados poderiam muito bem ter tido uma noite ainda mais descansada.

Aos 35 minutos, a U. Leiria assustou pela primeira vez o tranquilo guardião Moreira, um lance que teve imediata resposta por parte de Nelson, que obrigou Fernando a grande defesa, e de Miccoli, que atirou um pouco por cima, após lance de belo efeito.

Nos últimos segundos do primeiro, Nelson voltou a conseguir mais um excelente cruzamento, o que permitiu a Nuno Gomes marcar o primeiro dos seus três golos da noite, isto após Miccoli ter falhado a emenda.

No segundo tempo, voltou a repetir-se praticamente aquilo que já tinha acontecido. Aos 62 minutos, num livre, Manuel Fernandes movimentou para a grande área, Miccoli voltou a falhar e Nuno Gomes aproveitou a deixa para facturar novamente.

Apesar da confortável vantagem adquirida, o Benfica continuou a carregar por Manuel Fernandes e Miccoli, mas seria Nuno Gomes quem marcaria outra vez, na sequência de um remate de João Pereira, desviado pelo avançado português.

Com este resultado, o Benfica ascendeu assim a um lugar acima da "linha de água", colocando-se provisoriamente a cinco pontos dos líderes FC Porto, Sp. Braga, Sporting e Rio Ave, este último já com o seu jogo da quarta jornada cumprido.

Sob a arbitragem de Elmano Santos, da Madeira, no Estádio da Luz, com uma assistência de 31776 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Benfica:

Benfica: Moreira, Nelson, Luisão, Anderson, Léo, Geovanni (Beto, 60'), Petit (João Pereira, 71'), Manuel Fernandes, Simão, Miccoli (Nuno Assis, 78') e Nuno Gomes.

Suplentes: Quim, João Pereira, Alcides, Dos Santos, Beto, Nuno Assis e Mantorras.

U. Leiria:

U. Leiria: Fernando, Laranjeiro, Renato, João Paulo, Anderson (Cadú, 68'), Alhandra, Nené, Kata, Harrison (Touré, 56'), Maciel e Paulo César (Ferreira, 83').

Suplentes: Quievreux, Gabriel, Cadú, Tixier, Fábio Felício, Touré e Ferreira.

Acção disciplinar: cartão amarelo

Acção disciplinar: cartão amarelo para Petit (31'), Kata (41'), Nélson (58'), Maciel (73') e Ferreira (90').