desporto

Vitória de Guimarães derrota Marítimo

O Vitória de Guimarães conseguiu, este sábado, evitar a sua quinta derrota em cinco rondas da Liga portuguesa de futebol, com uma vitória tangencial (1-0) sobre o Marítimo, no Estádio D. Afonso Henriques, na Cidade Berço. A equipa vimaranense soma assim três pontos.

Um golo do avançado polaco Saganowski, aos 16 minutos, decidiu a vitória da equipa vimaranense que soma assim os seus primeiros três pontos, num encontro que deixou o Marítimo no 15º posto, apenas com dois pontos.

A equipa orientada por Jaime Pacheco tardou em materializar alguma supremacia sobre os visitantes e acabou em sofrimento, perante o assédio do Marítimo, que tentou de todas as formas chegar à igualdade, mas de forma atabalhoada.

Na primeira parte, os vimaranenses foram aproveitando as fragilidades defensivas do Marítimo, que apostou mais em lances de contra-ataque para incomodar a baliza à guarda de Paiva.

Aos 16 minutos, após uma recuperação de bola, perdida quase infantilmente pela defesa madeirense, o lateral Mário Sérgio conseguiu chegar à linha de fundo e cruzar. O avançado polaco Saganowski só teve que "encostar" com o pé direito para concretizar a vantagem dos da casa.

Além das lesões de Manoel, Cléber e Flávio Meireles, que obrigaram Pacheco a mexidas imprevistas, com o decorrer do tempo, o conjunto da casa foi ficando mais nervoso perante a possibilidade de ver esfumada a primeira vitória, sobretudo nos 10 minutos finais.

A etapa complementar decorreu assim sem grandes situações de perigo e os jogadores, numa e na outra área, optaram invariavelmente por tiros de longe, mas sem qualquer ocasião em que o público se entusiasmasse com a possibilidade de comemorar golos.

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Paiva, Mário Sérgio, Dragoner,

Medeiros, Cléber (Rogério Matias, 50), Flávio Meireles (Moreno, 73), Svard, Benachour, Neca, Manoel (Clayton, 42) e Saganowski.

(Suplentes: Pedro Freitas, Targino, Paulo Sérgio, Moreno,

Rogério Matias, Rivas e Clayton).

- Marítimo: Marcos, Briguel (Sergipano, 75), Mitchell van der

Gagg, Valnei, Gaál (Marcinho, 46), Wênio, Evaldo, Mancuso, Filipe Oliveira, Rincón e Manduca (Youssouf, 52).

(Suplentes: Nelson, Nuno Morais, Komac, Youssouf, Sergipano, Marcinho e Júnior Bahia).

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Valnei (56), Benachour

(61), Marcinho (65), Evaldo (77), Neca (91) e Clayton (92).