desporto

Alonso, o mais jovem campeão de F1

Com 24 anos, Fernando Alonso tornou-se o mais jovem campeão do mundo de F1 e oferece à Espanha o seu primeiro título mundial na categoria mais importante do desporto automóvel.

O espanhol Fernando Alonso (Renault) consagrou-se campeão do mundo de Fórmula 1, ao terminar em terceiro a prova de domingo do Grande Prémio do Brasil.

O colombiano Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes) terminou em primeiro o circuito de Interlagos, em São Paulo.

Alonso, que partiu da primeira posição da grelha e liderou nas duas primeiras voltas da prova, somou assim 117 puntos, mais 23 do que o segundo classificado da tabela de pilotos, o finlandês Kimi Raikkonen (Mclaren-Mercedes), que hoje foi segundo, quando restam dois Grandes Prémios para terminar a época.

O asturiano ultrapassa assim Emerson Fittipaldi nos livros de recordes. O brasileiro tinha sido campeão em 1972, com 25 anos, oito meses e 28 dias de idade, ao passo que Alonso conta com 24 anos, um mês e 27 dias.

Monteiro abandona à 17ª

Por seu turno, o português Tiago Monteiro (Jordan-Toyota, recordista de provas terminadas (16) neste seu ano de estreia no "Grande Circo", falhou hoje a 17ª "bandeirada de xadrez", abandonando a 16 voltas do fim, numa corrida em que conseguira a melhor qualificação de sempre de um português, mas que começou das "boxes".

Apesar da excelente volta de qualificação, Tiago Monteiro soube, a escassas horas da partida, que teria de partir das "boxes", pois o estado da embraiagem não suportaria um forte arranque da grelha de partida, tendo que ser substituída.

Fernando Alonso aclamado na terra natal

Oviedo, a cidade natal de Fernando Alonso celebrou em apoteose o feito histórico do seu conterrâneo, a quem bastou um terceiro lugar no GP do Brasil.

Reunidos no Auditório Príncipe Filipe, milhares de pessoas

celebraram a vitória do mais jovem campeão do mundo de Fórmula 1, ao assistirem num ecrã gigante ao desempenho de Alonso no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Brasil.