O Benfica venceu hoje o Vitória de Guimarães por 2-1, em jogo da sexta jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa. As "águias" aproximam-se assim dos lugares da frente.
O Benfica vence e consegue aproveitar para se aproximar dos lugares da frente, numa jornada de deslizes dos rivais. É o resultado de um jogo muito animado na Luz.
Na primeira parte, aos 19 minutos, o avançado italiano Miccoli inaugurou o marcador para os locais, mas os vimaranenses responderam aos 33, com um golo de Targino, depois de terem desperdiçado oportunidades suficientes para resolver o jogo ao intervalo.
O embate do Estádio da Luz confirmou o processo de recuperação do Benfica, que somou o terceiro triunfo consecutivo, que permitiu ao clube lisboeta ascender à oitava posição (em igualdade com Boavista, Setúbal e Rio Ave), a quatro pontos do duo de líderes, composto por FC Porto e Nacional.
Sem fazer muito para o merecer - além do domínio, consentido, da posse de bola -, o Benfica inaugurou o marcador aos 19 minutos, por intermédio do italiano Miccoli, isolado de forma involuntária pelo cabeceamento falhado de Nuno Gomes, na sequência de um livre marcado por Petit.
O golo anfitrião espevitou os vimaranenses, que estiveram perto de restabelecer o empate por duas vezes no mesmo minuto, aos 22, com Targino a esbarrar na competência de Moreira e Neca a visar de longe a baliza "encarnada", mas o remate saiu ligeiramente ao lado.
Os visitantes repetiram a "dose" à passagem da meia hora, com Svard a desaproveitar uma saída em falso de Moreira, permitindo que o guarda-redes corrigisse o erro e, no minuto seguinte, o disparo de Benachour, à entrada da área, foi travado pela barra da baliza do Benfica.
Ao contrário do adversário, o golo do Guimarães anunciou-se em várias ocasiões e, já depois de Medeiros ter provocado calafrios, através de um poderoso remate na marcação de um livre directo, foi sem surpresa que Targino restabeleceu o empate, aos 33 minutos.
O avançado vimaranense surgiu no interior da área benfiquista sem a "obrigatória" companhia dos centrais "encarnados" e concluiu com êxito um cruzamento preciso de Mário Sérgio, sem hipótese de defesa para o desamparado Moreira.
Aos 36 minutos, Koeman foi obrigado a substituir o lesionado Ricardo Rocha por Anderson e a primeira parte não terminou sem novo susto para os adeptos benfiquistas, que viram Moreira em desespero para evitar o segundo tento minhoto, tirando a bola sobre linha "fatal" a meias com Nélson, após remate de Benachour.
A segunda parte trouxe uma equipa vimaranense mais cautelosa, o que permitiu ao Benfica "respirar" melhor no sector defensivo, mas a falta de inspiração no ataque afectava até o "capitão" Simão, que falhou o segundo golo aos 52 minutos, optando por um "chapéu" inconsequente quando surgiu sem marcação em plena área visitante.
Equipas:
Benfica:
Benfica: Moreira, Nélson, Luisão, Ricardo Rocha (Anderson, 36), Léo, Petit, Manuel Fernandes, Geovanni (Karagounis, 66), Simão, Miccoli (Mantorras, 85) e Nuno Gomes.
(Suplentes: Quim, Anderson, Dos Santos, Beto, Nuno Assis,
Karagounis e Mantorras).
Vitória de Guimarães:
Vitória de Guimarães: Paiva, Mário Sérgio, Dragoner, Medeiros, Cabral, Moreno (Paulo Sérgio, 80), Svard, Neca (Pintassilgo, 61), Benachour, Targino (Dário, 66) e Saganowski.
(Suplentes: Nilson, Zezinho, Geromel, Pintassilgo, Paulo
Sérgio, Rivas e Dário).
Árbitro:
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Neca (46+), Svard (87),
Mário Sérgio (88), Dragoner (92).