desporto

Portugal vence Liechtenstein e é apurado

A selecção portuguesa de futebol selou hoje sem o brilho esperado o "passaporte" para a fase final do Mundial

Portugal garantiu a presença no Mundial2006 de futebol, na Alemanha, ao vencer o Liechtenstein (2-1), em jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro, assegurando o primeiro lugar no Grupo 3 de qualificação.

No entanto, a equipa lusa esteve em desvantagem no marcador até ao intervalo, depois de Benjamim Fischer marcar para o Liechtenstein, aos 33 minutos, mas no segundo tempo, Pauleta, aos 49 minutos, e Nuno Gomes, aos 86, deram a volta ao marcador, marcando ambos golos de cabeça.

Ao apurar-se para o próximo Mundial de Futebol, Portugal conseguiu a sua quarta qualificação para a mais importante competição de selecções, depois das presenças no Inglaterra´66 (3º lugar), México´86 e Coreia do Sul/Japão´2002 (eliminado na primeira fase).

Desde a campanha de qualificação para o Mundial de 1966 que Portugal não conseguia garantir o apuramento antes da última ronda de qualificação.

Na quarta-feira, no último jogo, Portugal defrontará a Letónia, no Estádio do Dragão.

Equipas:

Portugal:

Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Petit, Maniche (Tiago, 72), Cristiano Ronaldo (Nuno Gomes, 84), Figo, Simão (Hugo Viana, 75) e Pauleta.

(Suplentes: Quim, Miguel, Caneira, Tiago, Hugo Viana, Luís Boa Morte e Nuno Gomes).

Liechtenstein:

Liechtenstein: Peter Jehle, Martin Telser, Daniel Hasler,

Fábio DÈElia, Michael Stocklasa, Ronny Büchel, Martin Stocklasa, Thomas Beck (Daniel Frick, 88), Franz Burgmeier, Mario Frick (Raphael Rohrer, 52) e Benjamin Fischer (Roger Beck, 57).

(Suplentes: Daniel Steuble, Cláudio Alabor, Raphael Rohrer,

Martin Büchel, Daniel Frick, Roger Beck e Franz-Josef Vogt).

Árbitro: Grzegorz Gilewski (Polónia).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Michael Stocklasa (12), Nuno Valente (20), Mário Frick (29), Cristiano Ronaldo (29) e Franz Burgmeier (56).