Abel Xavier, defesa internacional português que alinha no Middlesbrough, foi suspenso de toda a actividade por suspeita de doping pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
«O Middlesbroug FC confirma que Abel Xavier foi testado para despistar drogas, de acordo com as regras da UEFA (União Europeia de Futebol), após a encontro da Taça UEFA frente ao Xanthi, em 29 de Setembro, e que a sua amostra de urina acusou positivo», lê-se em comunicado do "Boro", desconhecendo-se a eventual substância em causa.
Os responsáveis do clube, onde actua ainda o brasileiro e ex-sportinguista Rochemback, afirmam ainda «não se sentirem em posição para fazer mais comentários nesta altura». Abel Xavier deverá falar terça-feira, pela manhã, em conferência de imprensa.
Abel Xavier, formado nas escolas do Estrela da Amadora, é um dos «globetrotters» do futebol luso, tendo representado vários clubes em Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra e Turquia, após duas épocas no Benfica (1993/94 e 1994/95), na primeira das quais se sagrou campeão português.
Seguiu-se o clube transalpino Bari e duas temporadas nos espanhóis do Oviedo, entre 1996 e 1998. Depois de uma época com a camisola dos holandeses do PSV Eindhoven (1998/99), Xavier iniciou então a aventura inglesa, estreando-se pelo Everton, em 1999/200.
O campeão do Mundo de sub-21 no torneio de 1991, em Portugal, representou os «Toffees» durante duas temporadas, transferindo-se para o rival Liverpool em 2001/02.
Abel Xavier ainda regressou ao Goodison Park no mesmo ano, mas voltou depois aos «Reds» de Anfield Road, em 2002/03, embora para ser emprestado aos turcos do Galatasaray.
Após uma época ao serviço da AS Roma, em 2004/05, o jogador português voltou a Inglaterra para representar o Middlesbrough, equipa pela qual assinou no último dia do prazo de inscrições (31 de Agosto 2005). Actuou esta época em quatro partidas da «Premiership» e duas da Taça UEFA, com a camisola do «Boro».