desporto

FC Porto vence Inter e reentra na corrida

O FC Porto venceu pela primeira vez os italianos na Liga dos Campeões, ao impor-se por 2-0 ao Inter de Milão. Os dragões reentram assim na corrida para os oitavos-de-final, após a terceira jornada do grupo H.

O encontro do Estádio do Dragão ficou decidido a favor do clube portuense no curto espaço de 13 minutos, na sequência do auto-golo do defesa transalpino Marco Materazzi, aos 22, e do remate certeiro do avançado sul-africano Benni McCarthy, aos 35.

Mancini, treinador do Inter, «já sabia que o jogo ia ser difícil», como disse aos jornalistas pós a derrota. Mas explicou que depois do auto-golo de Materazzi a vitória se tornou complicada. O técnico dos italianos lamentou também as inúmeras oportunidades de golo perdidas.

Co Adriaanse, treinador dos Dragões, confirmou que o Inter «criou muitas oportunidades de golo» que foram desperdiçadas. Apesar de satisfeito com o desempenho dos jogadores, o técnico salientou que «o jogo não foi perfeito», «que a equipa cometeu erros e também perdeu oportunidades de golo».

Após a vitória frente ao Inter, o FC Porto mantem-se na quarta e última posição do grupo H, liderado pelo Inter de Milão, mas reduziu para um ponto o atraso para os escoceses do Glasgow Rangers (3º) e os eslovacos do Artmedia (2º), que não foram além do "nulo" na Escócia.

Sob a arbitragem de Valentin Ivanov (Rússia), as equipas alinharam do seguinte modo no Estádio do Dragão, no Porto:

FC Porto:

FC Porto: Vítor Baía, Bosingwa, Pedro Emanuel, Pepe, Marek Cech, Paulo Assunção, Lucho Gonzalez, Jorginho (Ibson, 93), Ricardo Quaresma (Ivanildo, 82), Benni McCarthy (Alan, 61) e Hugo Almeida.

Suplentes: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, César Peixoto, Ibson, Diego, Ivanildo e Alan.

Inter de Milão:

Inter de Milão: Júlio César, Córdoba, Samuel, Materazzi, Favalli, Veron, Cambiasso, Luís Figo (Zé Maria, 82), Solari (Adriano, 67), Pizarro (Recoba, 53) e Júlio Cruz.

Suplentes: Toldo, Burdisso, Wome, Zé Maria, Cristiano Zanetti, Recoba e Adriano.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Júlio Cruz (40), Córdoba (47+), Pepe (53) e Favalli (79).