desporto

Zenit derrota V. Guimarães

Uma arbitragem muito prejudicial misturada com bastante azar vergaram, esta quinta-feira, o Vitória Guimarães a uma injusta derrota por 2-1 na visita ao Zenit S. Petersburgo, na ronda inaugural do Grupo H da Taça UEFA.

O Zenit venceu hoje o Vitória Guimarães por 2-1, em jogo da primeira jornada do Grupo H da Taça UEFA de futebol, disputado no Estádio Petrovsky, em São Petersburgo, Rússia.

Um golo anulado de forma polémica a Benachour (por alegado fora-de-jogo de Saganoski, que lhe passou a bola) a quinze minutos do fim e grandes penalidades não assinaladas sobre Targino (47) e Dragoner (89) foram decisões determinantes e demasiado penalizadoras para uma equipa que mostrou muito carácter, qualidade e que fez mais do que o suficiente para vencer.

As situações adversas dos lusos não se ficaram pelos erros grosseiros de arbitragem, pois os vimaranenses acertaram duas vezes no ferro da baliza contrária e actuaram em inferioridade numérica desde o minuto 37, quando Medeiros viu o segundo cartão amarelo por encosto na área a um contrário que resultou em grande penalidade e no primeiro golo do desafio.

O Vitória realizou uma segunda parte de altíssimo nível e o jogo acabou em verdadeiro sufoco para a defesa russa - o conjunto de Jaime Pacheco transformou o apoio dos adeptos locais em assobios a um Zenit que foi dominado por um adversário em inferioridade numérica.

Apesar da derrota, o único representante do futebol português na Taça UEFA provou que tem condições para aspirar ao apuramento, tendo para isso de ficar nos três primeiros lugares de um grupo que incluiu ainda os espanhóis do Sevilha, os ingleses do Bolton e os turcos do Besiktas.

Sob a arbitragem de Dejan Delevic (Sérvia e Montenegro), as equipas alinharam do seguinte modo:

Zenit

Zenit: Contofalsky, Anyukov, Hagen, Skrtel, Mares (Flachbart, 40), Denisov, Gorshkov (Sumulikoski, 77), Radimov, Spivak, Arshavin (Poskus, 67) e Kerzhakov.

Suplentes: Malafeev, Flachbart, Vjestica, Sumulikoski, Vlasov, Cadikovski e Poskus.

Vitória Guimarães

Vitória Guimarães: Nilson, Mário Sérgio, Dragoner, Medeiros, Cléber, Flávio Meireles, Svard, Neca, Benachour, Targino (Paulo Sérgio, 79) e Saganowski.

Suplentes: Paiva, Hélder Cabral, Moreno, Pintassilgo, Paiva, Paulo Sérgio e Manoel.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo a Medeiros (19 e 37), Dragoner (21), Radimov (32 e 84), Contofalsky (88) e Sumulikoski (90). Cartão vermelho a Medeiros (37) e Radimov (84).