A equipa portuguesa no A1 Grand Prix Campeonato das Nações alcançou hoje um quinto lugar na prova principal da tarde, a "feature race", com o tempo total de 1:01.32,774 horas nas 36 voltas completadas ao traçado do autódromo do Estoril.
Aos comandos de um monolugar Lola Zytek de 550 CV, o piloto português Álvaro Parente, 20 anos, que arrancou na sexta posição da "grelha" de partida, gastou mais 27,320 segundos que o vencedor da prova "feature", Alex Prémat, representante do Team França, líder do campeonato, com 50 pontos, mais oito do que o Brasil.
Nos lugares imediatos do pódio classificaram-se as equipas nacionais da Suíça e Irlanda, representadas pelos pilotos Neel Jani e Ralph Firman, respectivamente.
Sob temperatura amena (20º) no Estoril, com o céu semi-encoberto e vento fraco, o escasso público presente no autódromo do Estoril aplaudiu mesmo assim com entusiasmo a passagem dos carros, em particular o do representante do Team Portugal, que até à 11ª volta chegou a manter a segunda posição entre os carros 24 participantes.
Todavia, uma paragem menos feliz nas boxes para mudança de pneus, em que o motor do Lola Zytek de Parente foi abaixo, alterou um mais promissor desenrolar da corrida para o representante português neste A1 Campeonato das Nações, em que o Team Portugal ocupa o 12º lugar, com 14 pontos.
Na prova final de hoje do A1 Grand Prix, a terceira de um total de 12 do A1 - Campeonato das Nações, a volta mais rápida ao circuito do Estoril foi creditada ao piloto francês vencedor da corrida (Alex Prémat), com o tempo de 1.31,106 minutos, à média de 165,2 km/hora.