desporto

Sporting bate Varzim e fica apurado

O Sporting apurou-se, esta quarta-feira, para a quinta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Liga de Honra, por 2-0, em contro disputado no Estádio José Alvalade. Liedson e Miguel Garcia foram os marcadores de serviço.

A equipa «leonina» venceu pela primeira vez sob comando de Paulo Bento, frente ao Varzim, por 2-0, colocando um ponto final a um jejum de triunfos que durava há um mês, após ter ganho em casa ao Vitória de Setúbal (1-0), para o campeonato nacional.

Paulo Bento deixou Beto fora dos 18 «eleitos» e colocou Miguel Garcia no eixo da defesa, deixando o flanco direito a Rogério. Na frente, Nani, João Moutinho, Deivid e Liedson reeditaram o «losango» de José Peseiro.

Apesar da riqueza do jogo táctico, no campo as duas equipas ofereciam um espectáculo paupérrimo, incapaz de animar as cerca de quatro mil pessoas - a mais fraca assistência de sempre do novo Alvalade - que trocaram as ruas soalheiras da capital pela sombra das bancadas do estádio.

Ao intervalo, Paulo Bento deixou Carlos Martins e Deivid nos balneários para as entradas de Sá Pinto e Douala e os efeitos foram imediatos. Aos 48 minutos, Moutinho foge pelo lado esquerdo e cruza para Douala, no coração da área, atirar com muito perigo, obrigando Barbosa a defesade recurso com o pé.

O júnior André Marques, promovido à principal equipa do Sporting no jogo de estreia de Paulo Bento a treinador, podia ter inaugurado o marcador, aos 54 minutos, de livre directo, com a bola a sair rente ao poste direito do Varzim.

Aos 68 minutos, Ricardo tem uma saída em «falso» frente a Eliseu, valendo a intervenção de Rogério e, na mesma jogada, Liedson chega tarde a um cruzamento de Douala.

O brasileiro acabaria mesmo por marcar, de cabeça, aos 71 minutos, no seguimento de um cruzamento de Tello, que, aos 66 minutos, rendera André Marques.

Três minutos mais tarde, Miguel Garcia salta mais alto que toda a gente na defesa do Varzim, após um cruzamento de Nani, atirando pela segunda vez o esférico para o fundo das redes.

O Varzim ainda pediu grande penalidade sobre Eliseu, no minuto seguinte, mas o Sporting podia ter elevado, aos 78, quando Douala atirou ao poste direito, numa bola que tabelou num defesa da equipa contrária.

Sob a arbitragem de Lucílio Baptista, Setúbal, as equipas alinharam do seguinte modo:

Sporting

Sporting: Ricardo, Rogério, Miguel Garcia, Polga, André Marques (Tello, 66), Custódio, Nani, Carlos Martins (Sá Pinto, 46), João Moutinho, Deivid (Douala, 46) e Liedson.

Suplentes: Tiago, Sá Pinto, Tello, Douala, Paíto, João Alves e Pinilla.

Varzim

Varzim: Barbosa, Joca (Cícero, 74), Bruno Miguel, Nuno Gomes, Telmo (Pedro Santos, 32), Figueiredo, Emanuel, Rafael, Eliseu, Mendonça e Costé (Rui Miguel, 70).

Suplentes: Saric, Alexandre, Anderson, Cícero, Pedrinho, Pedro Santos e Rui Miguel.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Polga (49 e 91), Nuno Gomes (53), Figueiredo (53), Pedro Santos (57), Eliseu (68), Mendonça (78 e 78). Cartão vermelho para Mendonça (78) e Polga (91), ambos por acumulação de amarelos.