O FC Porto apurou-se, esta quarta-feira, para a quinta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Marco por 1-0, em encontro disputado no Estádio do Dragão. A exibição dos «dragões» deixou muito a desejar, mas valeu pelo golo de Ivanildo.
Um golo fabuloso do jovem Ivanildo permitiu hoje ao FC Porto alcançar a quinta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o FC Marco, da Liga de Honra, por 1-0, num jogo de fraca qualidade.
Com várias alterações no «onze» inicial - entradas de Sonkaya, Ricardo Costa, Ibson, Diego, Alan e Ivanildo -, os portistas precisaram apenas de recorrer ao serviço mínimo obrigatório, sem acelerar muito, para bater o 11º classificado do escalão secundário.
O jovem Ivanildo, o mais inconformado dos «dragões», foi o autor do único e decisivo golo do encontro, aos 29 minutos, num espectacular remate à meia volta, na sequência de um cruzamento de Alan.
Na segunda parte, a jogar em contra-ataque, o FC Marco raramente conseguiu ultrapassar o consistente meio campo e a defesa aguerrida adversária, aproveitando o FC Porto para criar perigo com insistência, como aos 61 minutos, num livre marcado por Hugo Almeida.
Aos 67 minutos, Thiago Pollieiri, do Marco, é expulso por acumulação de cartões amarelos e, no minuto seguinte, o árbitro João Vilas Boas deveria ter mostrado o cartão vermelho directo a Raul Meireles, por entrada ríspida sobre um adversário, mas ficou-se, no entanto, pelo «curto» amarelo.
Hugo Almeida, aos 84, 85 e 88 minutos, poderia ter aumentado a vantagem, mas seria Raul Meireles, aos 86, a rematar com estrondo ao poste da baliza de Celso, na mais flagrante oportunidade do segundo tempo.
No final do jogo, o treinador do Porto, Co Adriaanse reconheceu a falta de concretização dos «dragões» e o excesso de cartões amarelos.
Sob a arbitragem de João Vilas Boas, as equipas alinharam do seguinte modo no Estádio do Dragão:
FC Porto
FC Porto: Paulo Ribeiro, Sonkaya (Bosingwa, 79), Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Marek Cech, Paulo Assunção, Ibson (Raul Meireles, 46), Diego (Hugo Almeida, 46), Ivanildo, Benni McCarthy e Alan.
Suplentes: Hugo Marques, Bosingwa, Pepe, Raul Meireles, César Peixoto, Ricardo Quaresma e Hugo Almeida.
FC Marco
FC Marco: Celso, João Filipe, Pedro Ribeiro (Mauro, 18), Bruno Ferraz, Miguel (Almir, 84), Ico, Filipe Fernandes, Ferreira (Gonzalo,54), Vieirinha, Thiago Pollieri e Matheus.
Suplentes: Ricardo Pinheiro, Almir, Mauro, Gonzalo, Sílvio, Hélder Calvino e Pedro Pontes.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Paulo Assunção (34), Ricardo Costa (37), Thiago Pollieri (61 e 67), Raul Meireles (68) e Sonkaya (75). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Thiago Pollieri (67).
Equipas apuradas
Na Liga, as equipas já apuradas para a quinta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, cuja quarta eliminatória se disputou hoje, foram: Vitória Guimarães, Sporting, Estrela Amadora,Vitória Setúbal, Académica, Boavista, Sporting Braga, Benfica, Nacional, Marítimo e FC Porto.
Na Liga de Honra, destaque para Sporting Covilhã, Vizela, Estoril-Praia e Desportivo das Aves.
Louletano, Lixa, Abrantes, UD Oliveirense, Pinhalnovense, Portomosense, Fátima e Ribeirão foram os apurados da II Divisão, enquanto que, da III Divisão, passaram Lagoa, Aljustrelense, Vila Meã e Souropires.