A Naval 1º de Maio impôs, este sábado, um empate ao Benfica impedindo os encoarnados de aproveitar o "deslize" do Porto. O Benfica chegou a estar em desvantagem no marcador, conseguindo o empate a 10 minutos do fim do jogo.
A Naval 1º Maio impôs este sábado um empate a um golo ao Benfica, interrompendo a série de cinco triunfos consecutivos do campeão nacional.
No segundo encontro da nona jornada, os golos apenas surgiram nos últimos 20 minutos, com os figueirenses a adiantarem-se aos 72 minutos, por intermédio do brasileiro Bruno Fogaça.
O Benfica reagiu cerca de dez minutos depois, por intermédio de Nuno Gomes que, aos 81 minutos, igualou o marcador.
Manuel Cajuda, treinador da Naval, apresentou uma equipa virada para o ataque, colocando dois avançados no "onze" inicial, Cazarine e Fogaça.
No Benfica, Koeman fez regressar o defesa central Luisão, derivando Ricardo Rocha para lateral esquerdo, o que provocou a subida de Leo para a linha média.
A igualdade acaba por ser o corolário lógico de uma partida em que uma das formações - Benfica - pressionou e atacou muito, contudo, teve pela frente uma Naval que soube merecer a igualdade, já que sem os argumentos dos campeões nacionais, defendeu irrepreensivelmente, mostrando um grande espírito colectivo.
Para Ronald Koeman, treinador do Benfica, o resultado foi injusto porque o Benfica «foi melhor em campo».
Já Manuel Cajuda entendeu que a Naval jogou "taco-a-taco" com os campeões nacionais e uma vitória não ser descabida.
Com este resultado, o Benfica mantém provisoriamente o terceiro posto com 17 pontos, menos um que os "dragões" e três que o comandante Sporting Braga, enquanto a Naval saltou para o nono posto com 11 pontos.
O Sporting de Braga, que joga na segunda-feira dia 31, acaba por ser o mais beneficiado com os "deslizes" do Porto e do Benfica.
Os "arsenalistas" podem alargar para cinco pontos a vantagem para o segundo (FC Porto) caso triunfem na recepção ao Belenenses, que estreia o técnico José Couceiro.
Sob a arbitragem de António Costa (Setúbal)), no Estádio Municipal José Bento Pessoa e perante uma assistência de cerca de 5000 espectadores, as equipas apresentaram-se da seguinte forma:
Naval 1º Maio
Naval 1º Maio : Wilson Júnior, Bessa, Fernando, Nelson Veiga, China (Aurélio, 68), Solimar, Glauber, Gilmar (Rui Miguel, 65), Fajardo, Fogaça e Cazarine (Lito, 58).
Suplentes: Taborda, Lito, Renato, Rui Miguel, Saulo, Aurélio e Léo Guerra).
Benfica:
Benfica: Rui Nereu, Nelson, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha (Mantorras, 68), Petit, Manuel Fernandes, João Pereira, Karyaka (Nuno Assis, 68), Léo e Nuno Gomes.
Suplentes: Bruno Costa, Mantorras, Karagounis, Nuno Assis, Beto, Dos Santos e Hélio Roque.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Gilmar (52) Bessa (69), Bruno Fogaça (72), Aurélio (82), Glauber (89) e Rui Miguel (93).