desporto

Benfica compromete qualificação para oitavos-de-final

O Benfica comprometeu, esta quarta-feira, a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, ao perder por 1-0 na recepção ao Villarreal. Um golo tardio de Marcos Senna, que aproveitou um erro clamoroso do inexperiente guarda-redes Rui Nereu, acabou por deixar os «encarnados» desarmados.

O Benfica perdeu, esta quarta-feira, com os espanhóis do Villarreal, por 1-0, em encontro da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

O Villarreal apresentou uma equipa com forte pendor atacante, com dois avançados muito rápidos - Forlán e José Mari -, quase sempre bem servidos pelo criativo Riquelme, que podia contar também com as incursões de Marcos Senna, na direita, e Sorín, do lado esquerdo.

O único golo do encontro foi apontado pelo brasileiro Marcos Senna, aos 81 minutos, através de um forte remate desferido pouco depois do círculo central, que só entrou na baliza do campeão português por inabilidade do terceiro guardião dos «encarnados».

A perder em casa, Koeman arriscou tudo no ataque, trocando o defesa Anderson pelo médio Nuno Assis, mas a «cavalgada» final do Benfica foi feita já em desespero de causa, apesar de ainda ter criado dois lances de perigo, por Petit e João Pereira.

No outro jogo do grupo, os ingleses do Manchester United perderam em casa dos franceses do Lille, também por 1-0, com um golo de Acimovic, aos 38 minutos.

Com estes resultados, o Villarreal assumiu o comando do Grupo, com seis pontos, mais um que Manchester United e Lille, enquanto o Benfica desceu da segunda para a quarta e última posição, com quatro pontos (vitória sobre o Lille, 1-0, empate, 1-1, em Villarreal).

Na próxima jornada, agendada para 22 de Novembro, o Benfica desloca-se ao terreno do Lille e o Manchester recebe o Villarreal.

No final do encontro, o treinador do Benfica disse que o empate seria o resultado mais justo. Ronald Koeman mostrou-se ainda esperançoso na passagem dos «encarnados» para a etapa seguinte.

Sob a arbitragem de Frank De Bleeckere (Bélgica), e perante uma assistência de 45 mil espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:

Benfica

Benfica: Rui Nereu, Nelson, Luisão, Anderson (Nuno Assis, 84), Léo, Petit, Manuel Fernandes, Karagounis (Mantorras, 70), Geovanni (João Pereira, 70), Simão e Nuno Gomes.

Suplentes: Bruno Costa, Ricardo Rocha, João Pereira, Beto, Karyaka, Nuno Assis e Mantorras.

Villarreal

Villarreal: Barbosa, Javi Venta, Gonzalo, Quique Álvarez, Arruabarrena, Marcos Senna (Peña, 91), Josico, Sorín, Riquelme, Forlán (Figueroa, 52) e José Mari (Guayre, 71).

Suplentes: Juan Carlos, Kromkamp, Guayre, Figueroa, Roger Garcia, Peña e Cazorla.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Javi Venta (56), Gonzalo (68), Nuno Gomes (81) e Sorín (89).