desporto

Sindicato dos jogadores vai processar Liga de clubes

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) vai processar judicialmente a Liga, por ter rejeitado a possibilidade dos jogadores desempregados serem contratados fora do período de transferências.

O presidente da organização sindical dos futebolistas, Joaquim Evangelista, lamenta a «violação clara do direito constitucional ao trabalho e das leis do futebol internacional», fundamentada com o que Joaquim Evangelista qualificou de «disparates jurídicos».

«É uma decisão lamentável que não dignifica os dirigentes portugueses, porque estamos a falar de um problema de natureza social. Recordo que Portugal é o único país onde esta excepção não é aplicada», salienta o presidente do SJPF.

Após ter sido aprovada pela Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, os clubes rejeitaram hoje em Assembleia Geral a aplicação da norma da FIFA, que entrou em vigor a 01 de Julho de 2005, segundo a qual os jogadores desempregados podem ser contratados fora do período oficial de transferências.

Joaquim Evangelista manifestou-se indignado com a decisão dos dirigentes dos clubes da Liga portuguesa e Liga de Honra e apelou a que os futebolistas respondam «na mesma moeda», denunciando de imediato situações de incumprimento por parte das entidades patronais.