O Benfica não foi além de um empate a duas bolas na recepção ao Rio Ave. O médio Petit foi a grande figura da partida ao bisar para a equipa encarnada sempre na sequência de livres directos e que permitiram ao Benfica recuperar da desvantagem em que se encontravam.
O Benfica alcançou, este domingo, um empate a dois golos na recepção ao Rio Ave muito por culpa da actuação do médio Petit que marcou por duas ocasiões de livre permitindo que os encarnados anulassem as vantagens obtidas pelos vila-condenses.
Sem Simão e com Rui Nereu novamente na baliza, o Benfica dominou os primeiros 20 minutos, mas foi surpreendido por um rápido contra-ataque dos visitantes aos 25 minutos.
Zé Gomes ganhou a Léo no lado direito, cruzando depois para Cleiton que não deu qualquer hipótese ao guardião encarnado, ao marcar um golo de belo efeito.
O benfica não se deixou influenciar por este golo e sete minutos depois já tinha novamente reposto a igualdade, após uma falta de um jogador do Rio Ave em cima da linha da grande área sobre Karagounis.
Na cobrança do livre, Petit atirou contra um jogador vila-condense que se encontrava na barreira, acabando assim por tirar o guardião Mora do lance.
No segundo tempo, o Rio Ave precisou apenas de 11 minutos para se colocar novamente na frente, desta feita num lance polémico, uma vez que terá havido uma situação de fora-de-jogo.
A jogada começou em Milhazes, que cruzou para o brasileiro Gaúcho, que estaria em fora-de-jogo aquando do passe do seu companheiro. O lance seguiu com Gaúcho a passar a Chidi, que fuzilou o guardião Rui Nereu.
Ronald Koeman respondeu com a entrada de Karyaka para o lugar de Karagounis e a partir daí os locais instalaram-se na área contrário, podendo mesmo ter chegado à igualdade não fosse Luisão ter atirado à figura de Mora após canto de Petit.
Já com Mantorras e Nuno Assis em campo, o Benfica, numa altura em que já não apresentava grandes soluções acabou por chegar mesmo à igualdade, novamente recorrendo ao “pé quente” de Petit, a quatro minutos do final.
Apesar disto, poderia ter sido o Rio Ave a sair da Luz com o triunfo mesmo em coma do final, mas Evandro, que tinha entrado pouco antes, falhou o cabeceamento após canto de Marquinhos, também aposta de António Sousa na segunda parte.
Sob a arbitragem de Paulo Pereira, de Viana do Castelo, no Estádio da Luz, com a assistência de 35329 espectadores, as equipas alinharam da seguinte maneira:
Benfica:
Benfica: Rui Nereu, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha, Leo, Petit, Beto, João Pereira (Mantorras, 66), Geovanni (Nuno Assis, 75), Karagounis (Karyaka, 58) e Nuno Gomes.
Suplentes: Bruno Costa, Anderson, Dos Santos, Manuel Fernandes, Nuno Assis, Karyaka e Mantorras.
Rio Ave:
Rio Ave: Mora, Zé Gomes, Idalécio, Danielson, Milhazes, Mozer, Niquinha, Delson (Marquinhos, 75), Cleiton, Chidi (Evandro, 75) e Gaúcho (Keita, 89).
Suplentes: Adriano, Bruno Mendes, Ricardo Jorge, Marquinhos, Gama, Evandro e Keita.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Mozer (52) e Evandro9 (87).