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Patrocínio da Betandwin viola código da publicidade

O Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade (ICAP), que fiscaliza o sector em Portugal, considera que o patrocínio da empresa de apostas Betandwin.com à Liga Portuguesa de Futebol viola o código da publicidade.

O site on-line de apostas da Betandwin assinou, em Agosto, um contrato para patrocinar a Liga Portuguesa de Futebol durante quatro anos.

Um negócio que foi desde logo questionado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem o exclusivo da exploração de apostas mútuas, lotarias e jogos de fortuna e azar em Portugal.

Depois da queixa desta instituição, o ICAP, responsável pela auto-regulação da publicidade, advoga através de um parecer não vinculativo que o patrocínio deve terminar de imediato e volta a lançar dúvidas sobre a legalidade do mesmo.

Ouvido pela TSF, o ministro Vieira da Silva, que tutela a Santa Casa, disse hoje que este é um caso que deve ser decidido pela justiça.

No dia da assinatura do contrato com a Liga Portuguesa de Futebol, a 18 de Agosto, o director-executivo da Betandwin.com, Manfred Bodner, garantiu que o acordo era perfeitamente legal.

«Estamos a fazer publicidade à empresa e não à actividade (jogo)», afirmou o responsável.

A Betandwin é uma empresa austríaca de apostas na Internet, com mais de um milhão de utilizadores.

A Liga já indicou que não vai acatar a decisão do ICAP, uma vez que entende que esta organização é privada e que o seu parecer não é jurídico.