O Nacional da Madeira alcançou esta sexta-feira, ainda que provisoriamente, a liderança da Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 o anterior comandante Sporting de Braga. Uma vitória «arrancada a ferros» pela turma orientada por Manuel Machado, num jogo em que o empate era o resultado mais certo.
O jogo começou com um remate forte de Miguelito desferido ainda de fora da área, mas a bola saiu ao lado da baliza de um tranquilo Paulo Santos.
A partir de então, o jogo entrou numa toada muito táctica, com a bola a circular muito a meio-campo, mas com os madeirenses a mostrarem-se mais agressivos e com maior posse de bola.
Essa agressividade valeu aos «alvi-negros» vários pontapés de canto e, num deles, apontado por Miguelito na direita, Miguel Fidalgo surgiu solto na área e obrigou Paulo Santos a grande defesa, aos 18 minutos.
Com os bracarenses «adormecidos», o Nacional chegou ao golo 11 minutos depois, quando Miguelito serviu Alonso pelo centro, com o brasileiro a entrar na área por entre os centrais adversários e a fazer um tento fácil à saída de Paulo Santos.
Na segunda parte, Jesualdo Ferreira apostou tudo, colocando dois homens de ataque, o argentino Maxi Bevacqua - que sábado tinha marcado dois golos ao Benfica - e Davide.
Foi uma vitória «arrancada a ferros» pela turma orientada por
Manuel Machado, num jogo em que o empate era o resultado mais certo.
Sob a arbitragem de Paulo Baptista (Portalegre), as equipas alinharam do seguinte modo:
Nacional da Madeira
Nacional da Madeira: Diego, Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes, Alonso (Chilikov, 74), Cléber, Chaínho, Bruno, Miguelito, Miguel Fidalgo (Fernando Cardozo, 50) e André Pinto (Nuno Viveiros, 59).
Suplentes: Hilário, Fernando Cardozo, Darko Anic, Chilikov, Serginho Baiano, Emerson e Nuno Viveiros.
Sp. Braga
Sp. Braga: Paulo Santos, Abel (Davide, 46), Nunes, Paulo Jorge (Jaime, 76), Jorge Luiz, Madrid, Luís Filipe, Vandinho, Cândido Costa (Maxi Bevaqua, 46), Cesinha e João Tomás.
Suplentes: Eduardo, Pedro Costa, Davide, Jaime, Miguel Oliveira, Filipe e Maxi Bevacqua.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Paulo Jorge (54), Alonso (60), Madrid (73) e Jaime (81).