desporto

Benfica quebra série negativa de jogos sem vencer

O Benfica conseguiu, este sábado a primeira vitória em mais de um mês ao vencer o Marítimo (1-0), em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. Um golo de Mantorras serviu para quebrar a série de três empates e uma derrota na Liga e diminuir a diferença de pontos para os primeiros classificados da tabela.

O Benfica conseguiu, este sábado, uma preciosa vitória frente ao Marítimo, pondo fim a uma série negativa de quatro jogos sem vencer na Liga. A equipa da Luz não ganhava desde a oitava jornada, tendo sofrido três empates e uma derrota.

Um golo solitário de Mantorras valeu aos "encarnados" três pontos preciosos que permitem encurtar ligeiramente para seis pontos a diferença que separa a equipa do FC Porto (primeiro classificado), e para cinco pontos a diferença que separa o Benfica do Nacional (segundo classificado).

As equipas entraram em campo com estados de espírito muito diferentes, com a turma de Paulo Bonamigo moralizada por uma série de sete jogos sem perder (quatro empates e três vitórias) e a de Ronald Koeman em nítida crise de confiança, provocada pelos fracos resultados do último mês na Liga e na Liga de Campeões.

Ronald Koeman procedeu a algumas alterações em relação ao jogo da última jornada com o Belenenses (0-0), fazendo alinhar o guardião Quim para o lugar de Rui Nereu, e com a troca do central brasileiro Anderson por Ricardo Rocha.

Do lado do Marítimo, Paulo Bonamigo tornou a apostar no "onze" que tem apresentado nos últimos jogos, que venceu o Sporting Braga (1-0) e que empatou, na última jornada com o Boavista (1-1).

O golo dos visitantes ocorreu aos 65 minutos, quando Mantorras, que já tinha visto um golo anulado aos 56 minutos, aproveitou o deslize de Vanei que não conseguiu despachar a bola da área. Com a posse da bola, Mantorras teve apenas de rematar forte, rasteiro e cruzado para o lado direito da baliza de Marcos.

O Marítimo reagiu ao golo e ainda criou uma oportunidade de golo aos 73 minutos, quando Briguel tentou na direita um remate em arco com a bola a passar perto da baliza de Quim.

Com este resultado, os insulares ocupam agora o nono lugar, com 15 pontos enquanto o Benfica está em sexto, com 22 pontos.

Com três jogos já disputados, a 13ª jornada segue domingo com o Paços de Ferreira de visita ao Rio Ave, a Naval 1º de Maio a receber a Académica e o Gil Vicente a deslocar-se à Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora

A ronda fica concluída segunda-feira, com a recepção do Vitória de Guimarães à União de Leiria, no rescaldo da derrota (3-1) com o Sevilha, que pôs termo às aspirações vimaranenses de seguir em frente na Taça UEFA.

No Estádio dos Barreiros, na Madeira, sob a arbitragem de Paulo Paraty (Porto) e perante uma assistência de cerca de oito mil espectadores, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma:

Marítimo:

Marítimo: Marcos, Briguel, Mitchell Van Der Gaag, Valnei, Evaldo (Filipe Oliveira, 75), Fahel (Komac, 75), Wénio, Mancuso, Marcinho (Nilson Sergipano, 62), Manduca e Kanu.

Suplentes: Nelson, Nuno Morais, Komac, Fernando, Filipe Oliveira, Nilson Sergipano e Júnior Bahia.

Benfica:

Benfica: Quim, Alcides, Luisão, Ricardo Rocha, Leo (Anderson, 90), Beto, Petit, Nelson, Karyaka (Mantorras, 54), Nuno Assis (Hélio Roque, 89) e Nuno Gomes.

Suplentes: Rui Nereu, Anderson, Bruno Aguiar, Mantorras, Dos Santos, João Pereira e Hélio Roque.

Acção disciplinar:

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Rocha (39), Mitchell Van Der Gaag (40) e Luisão (55).