O V. Guimarães aproximou-se dos lugares da manutenção graças a um triunfo na casa do cada vez mais último Penafiel por 0-1. O Gil Vicente derrotou a Naval, ao passo que a Académica assegurou um empate perante o Rio Ave nos descontos.
O V. Guimarães deu, este domingo, um importante passo na fuga à despromoção, após uma vitória alcançada fora perante o cada vez último Penafiel, por 0-1, um triunfo conseguido poucos dias depois da saída de Jaime Pacheco do comando dos vimaranenses.
A equipa agora orientada por Basílio Marques garantiu o triunfo a um minuto do final graças a um golo do tunisino Benachour, numa altura em que os donos da casa já alinhavam apenas com dez, após a expulsão de N'Doye.
O Penafiel conseguiu uma boa situação de perigo, aos 20 minutos, num remate de Bruno Amaro, contudo seria o Vitória a equipa que mais vezes esteve perto do golo, com o sinal mais dos forasteiros a surgir com três remates no final da etapa inicial.
Em partida também entre equipas aflitas, o Gil Vicente arrancou também um importante triunfo caseiro perante a Naval, que surgiu este domingo já com Álvaro Magalhães como treinador, após a saída de Manuel Cajuda.
A equipa gilista entrou melhor graças aos avisos de Gouveia e Luís Coentrão à baliza de Taborda, com a Naval apenas a responder aos 35 minutos por Gláuber, que obrigou Jorge Baptista a grande defesa.
Praticamente em cima do intervalo, Luís Coentrão respondeu da melhor forma a um cruzamento de Nandinho dando a vantagem ao Gil Vicente, um golo ao qual a Naval tentou respondeu com duas perigosas investidas no início do segundo tempo.
A jogar em contra-ataque, o Gil Vicente acabou por chegar ao golo do triunfo na sequência de um empurrão a Carlos Carneiro na área de rigor, aos 82 minutos. Nandinho não perdoou na marcação da grande penalidade estabelecendo o resultado final.
Em Coimbra, a Académica evitou a derrota na conversão de uma grande penalidade apontada por Marcel já em período de descontos, o que permitiu aos «estudantes» um empate a dois na recepção ao Rio Ave.
A equipa vila-condense adiantou-se no marcador aos 22 minutos através de Chidi na sequência de um contra-ataque, com a Académica a chegar ao empate já no segundo tempo, por Danilo, aos 53 minutos, numa altura em que os da casa já tinham equilibrado a partida.
Praticamente na resposta, o Rio Ave voltou a ter vantagem num lance em que a defesa de Coimbra apostou no fora-de-jogo, com Gaúcho a aproveitar o ensejo para enganar Pedro Roma e marcar o 1-2.
A partir daí, o Rio Ave teve tudo para garantir um triunfo tranquilo, mas nem mesmo com uma grande penalidade duvidosa marcada por Evandro conseguiu desiquilibrar ainda mais o marcador a seu favor até ao final da partida, altura em que a Académica conseguiu a igualdade.