desporto

FC Porto entra em 2006 com quatro pontos de vantagem

Ricardo Quaresma ditou a vitória do F.C. Porto, em Guimarães, com um golo brilhante aos 21 minutos. No entanto, devido a uma lesão teve de ser substituído ao intervalo. Para o seu lugar entrou Jorginho que fez o 2-0.

Em Guimarães, um remate fenomenal de Quaresma do vértice

esquerdo da grande área inaugurou o marcador a favor dos "dragões" e um contra-ataque finalizado pelo brasileiro Jorginho, aos 58, acabou com as esperanças vimaranenses.

O FC Porto fica com uma margem de segurança de quatro pontos para os "nacionalistas" antes da recepção aos vizinhos boavisteiros, no segundo fim-de-semana do Ano Novo, enquanto os madeirenses se mantêm à frente do Benfica, preparando já a recepção ao Vitória de Setúbal, também na derradeira ronda da primeira volta.

De resto, os "azuis-e-brancos" igualaram as suas duas melhores séries anteriores, alcançando o terceiro triunfo consecutivo, após já ter feito o mesmo entre as primeira e terceira rondas e entre as 10ª e 12ª jornadas.

O Vitória de Guimarães continua abaixo da "linha de água" que

define as despromoções, a três pontos dos 17 já conquistados por Gil Vicente (15º)

No estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, com cerca de 18 mil espectadores e sob arbitragem de Paulo Baptista (Portalegre), as equipas alinharam da seguinte maneira:

Vitória Guimarães:

Vitória Guimarães: Nilson, Svard, Cléber, Medeiros, Rogério Matias, Flávio Meireles (Moreno, 73), Neca, Paulo Sérgio (Tiago Targino, 54), Benachour, Dário (Manoel, 65) e Saganowski.

Suplentes: Paiva, Mário Sérgio, Geromel, Cabral, Moreno, Tiago Targino e Manoel.

FC Porto:

FC Porto: Vítor Baía, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Pepe, César Peixoto, Paulo Assunção, Lucho González, Diego, Quaresma (Jorginho, 46), Lisandro López (Hugo Almeida, 80) e McCarthy (Alan, 65).

Suplentes: Helton, Sonkaya, Marek Cech, Ibson, Alan, Jorginho

e Hugo Almeida.

Acção disciplinar:

Acção disciplinar: cartão amarelo para Pepe (17), Pedro Emanuel (19), Neca (27), Flávio Meireles (32), Medeiros (38), Tiago Targino (75) e Saganowski (88).