desporto

Londres foi escolhida por erro de voto

A escolha de Londres, em detrimento de Madrid, para sede dos Jogos Olímpicos de 2012 deveu-se a um erro de voto, segundo um membro do Comité Olímpico Internacional (COI) citado pela BBC. Perante esta informação, o presidente do COI Espanhol já veio dizer que a capital espanhola tinha e tem a melhor candidatura.

A BBC noticia esta sexta-feira que a escolha de Londres, em detrimento de Madrid, para sede dos Jogos Olímpicos de 2012 deveu-se a um erro de voto.

Citado pela televisão britânica, Alex Gilady, membro israelita Comité Olímpico Internacional (COI), explica que um voto que era destinado a Madrid foi dado por engano a Paris na terceira e penúltima volta da votação, realizada a 06 de Julho em Singapura.

O erro, aparentemente, foi cometido pelo elemento grego do COI, que se enganou a pressionar o botão de voto.

No final daquela votação, ganha por Londres, Paris ficou à frente da capital espanhola por dois votos (33/31) quando devia ter ficado empatada (32/32), passando por isso à final. Na votação seguinte, Londres bateu Paris.

Se Paris e Madrid tivessem ficado cada uma com 32 votos, teria havido uma nova votação para os desempatar e «todos os votos atribuídos a Londres teriam ido para Madrid, porque se receava Paris, a grande favorita», explicou Alex Gilady.

«E na votação final que houve contra Londres, todos os votos que apoiavam Paris teriam ido para Madrid e esta teria ganho», prosseguiu aquele responsável.

A BBC procedeu a uma investigação própria e concluiu que resultado «parece apoiar» as declarações de Gilady.

Numa reacção às declarações de Gilady, o presidente do Comité Olímpico Espanhol considerou que esta "denúncia", apesar de chegar tarde, vem corroborar a tese de que Madrid tinha e tem a melhor candidatura».

Mas, apesar do provável erro, a escolha de Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012 mantém-se, na medida em que se tratou de uma votação secreta e legal, como explicou outro membro do COI ouvido pela televisão britânica.